Cursos

- Administração

Informações Gerais

Formação do Bacharel em Administração

O curso de Bacharelado em Administração da FACHO foi concebido de acordo com as mais recentes inovações ocorridas no mundo dos negócios.

Oferecido nos turnos diurno e noturno, tem a duração de 4 anos. O Curso obteve em 2017 o reconhecimento do MEC com conceito 4 (muito bom).


Possui uma matriz curricular, cuidadosamente construída de acordo com as deliberações do MEC e do Conselho Federal de Administração, que contempla uma formação ampla e generalista do profissional, habilitando-o a exercer funções nas mais diversas áreas, em organizações públicas e privadas.


Com o foco na formação de profissionais empreendedores, capazes de conceber e administrar seu próprio negócio, o curso tem como suporte um moderno laboratório de informática.


Os professores foram selecionados entre profissionais com vasta experiência de mercado e com formação acadêmica de excelência, o que possibilita ao aluno, ter uma visão acadêmica e de mercado simultaneamente.


Paradoxalmente aos cursos tecnológicos, o curso de bacharelado em Administração amplia o campo de atuação do profissional graduado pela FACHO.

O Campo de Atuação

O Administrador pode atuar em diversas áreas, como:

Logística
Gestão de Pessoas
Gestão de Marketing
Gestão Financeira
Gestão da Produção e Operações
Análise de Sistemas
Professor Universitário
Dentre várias outras

Pode atuar em organizações diversas como:

Indústria Farmacoquímica
Indústria Automobilística
Hotelaria e Turismo
Empresas de Tecnologia
Agronegócios
Franquias
Consultorias
Dentre outras

Vagas e Turnos

Número de vagas oferecidas:
100 (cem) vagas anuais, sendo 50 (cinquenta) vagas a cada semestre letivo.

Turno de Funcionamento:
Horário Matutino, das 8h às 12h
Horário Noturno, das 19h às 22h.

Perfil de Egresso

Conheça o perfil do aluno egresso

O Curso de Bacharelado em Administração, oferecido pela FACHO, tem como perfil desejado do formando, a capacidade de compreensão dos fenômenos sociais, políticos e econômicos dentro de um ambiente globalizado, bem como, conhecimento técnico e científico das atividades da produção e sua gestão. Profissionais com capacidade e flexibilidade intelectual capazes de exercerem cargos estratégicos em organizações de pequeno e grande porte, detentores de visão empreendedora e liderança. Gestor que no seu processo decisório sempre tenha como referência norteadora princípios éticos e de responsabilidade social e ambiental.

Matriz Curricular

1º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ADM 101 Introdução à Administração 4 80 spr Sandro Virgílio Prado Ribeiro
LET 272 Língua Portuguesa 4 80 spr Wesler Cavalcanti Silvério da Rocha
EDU 226 Fundamentos de Sociologia 4 80 spr Maria de Fátima de Carvalho Falcão
CON 101 Contabilidade Introdutória 4 80 Gilberto Guimarães de Farias
LET 208 Cultura Religiosa e Formação Humana 2 40 spr José Valdenito Feijó de Melo
CON 501 Matemática Aplicada 2 40 spr Edite Vieira de Melo Silva



2º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ADM 111 Teoria Geral da Administração 4 80 ADM 101 Eduardo da Costa Aguiar
ADM 501 Economia 4 80 spr Sandro Virgílio Prado Ribeiro
CON 511 Estatística Aplicada 4 80 spr Edite Vieira de Melo Silva
CON 104 Contabilidade Geral 4 80 CON 101 Sheila Messias da Silva
ADM 164 Tecnologia da Informação e Comunicação 2 40 spr Ítalo de Medeiros Brito
ADM 145 Direito Administrativo 2 40 spr Ítalo de Medeiros Brito



3º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ADM 411 Organização, Sistemas e Métodos 4 80 ADM 101 Ítalo de Medeiros Brito
CON 121 Contabilidade de Custos 4 80 CON 101 Sandro Virgílio Prado Ribeiro
CON 502 Matemática Financeira 4 80 CON 501 Adilson de Castro Chaves
PSI 108 Psicologia Aplicada 4 80 spr Sheila Messias da Silva
ADM 142 Direito do Consumidor 2 40 spr Ítalo de Medeiros Brito
ADM 131 Comunicação Empresarial 2 40 spr Wesler Cavalcanti Silvério da Rocha



4º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ADM 711 Gestão de Marketing I 4 80 ADM 101
ADM 162 Gestão de Sistema de Informação 4 80 ADM 101
ADM 521 Gestão Financeira I 4 80 ADM 101
ADM 601 Gestão de Pessoas I 4 80 ADM 101
ADM 143 Direito Tributário 2 40 SPR
EDU 186 Filosofia e Ética 2 40 spr



5º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ADM 712 Gestão de Marketing II 4 80 ADM 711
ADM 602 Gestão de Pessoas II 4 80 ADM 601
ADM 621 Empreendedorismo 4 80 ADM 101
ADM 522 Gestão Financeira II 4 80 ADM 521
ADM144 Direito do Trabalho e Legislação Social 2 40 spr
ADM 191 Processo Decisório 2 40 spr



6º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ADM 701 Gestão de Produção I 4 80 ADM 101
ADM 641 Gestão Estratégica 4 80 ADM 101
ADM 181 Gestão de Materiais 4 80 ADM 101
ADM 981 Gestão de Comércio Exterior 4 80 ADM 101
ADM 231 Gestão Ambiental 2 40 ADM 101
EDU 294 Metodologia da Pesquisa 2 40 spr



7º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ADM 702 Gestão de Produção II 4 80 ADM 701
ADM 201 Logística Empresarial 4 80 ADM 181
ADM 163 Gestão e Inovação Tecnológica 4 80 ADM 162
----- ELETIVA I 4 80 spr
ADM 991 Trabalho de Conclusão de Curso I 4 80 EDU 294



8º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ADM 432 Gestão de Franquias 4 80 ADM 101
----- ELETIVA II 3 60 spr
----- ELETIVA III 2 40 spr
ADM 641 Tópicos Especiais em Administração 2 40 ADM 101
ADM 992 Trabalho de Conclusão de Curso II 8 160 ADM 991
ADM 992 Trabalho de Conclusão de Curso II 8 160 ADM 991



Corpo Docente

Adilson de Castro Chaves

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1979), Especialização em metodologia do ensino superior pela fundação do ensino superior de olinda, Especialização em ensino de química pela universidade estadual do ceará e Doutorado em Engenharia Química ( Biotecnologia) pela Universidade Técnica de Lisboa (2000). Atualmente é Professor - secretaria de educação do estado de Pernambuco, Professor das Faculdades Facho, Joaquim Nabuco e Faculdade Santa Helena, Professor adjunto da Universidade de Pernambuco e avaliador de curso e institucional do INEP / MEC. Possui vivência em gestão escolar atuando como diretor acadêmico da Fundação do Ensino Superior de Olinda e em coordenação de Concursos Públicos atuando como coordenador Pedagógico da SISMETA. É membro do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (SUSTENTE). Tem experiência na área de Biotecnologia e de Educação, com ênfase em Bioquímica, Biofisica, Microbiologia, Matemática, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Semonários de Monografia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Schistosoma mansoni, Purificação de Proteínas de interesse Imunológico, Ecologia de Sistemas Marinhos, Proteínas Recombinantes e Educação. Ensino de: Quimica, Bioquimica, Matemática, Biofísica, Microbiologia, Metodologia da Pesquisa, Metodologia Científica e Orientação de trabalho Científico.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709967Y3

Ana Katarina Leimig Saraiva de Melo

Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda- AESO (2004), Pós Graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Damas (2009). Graduada em Psicologia pela Faculdade Boa Viagem- FBV-IMIP- Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, Pós Graduação em Neuropsicologia pela Faculdade Pernambucana de Saúde - IMIP. Docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), Atua como Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga com atendimento de Adulto, Casal, Idoso e Avaliação Psicológica, Neuropsicológica e Vocacional.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8325247631225156

Artur George de Andrade Pereira

Possui graduação (2003) e mestrado em Administração (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) . Tem experiência docência universitária, em várias disciplinas de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação (tanto em formato presencial, como à distância, nos cursos de: Administração, Hotelaria, Turismo, Bacharelado em Sistema de Informações, Administração Pública, Ciências Contábeis e Marketing; em renomadas Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco: UFPE, UPE, UFRPE, IFPE, FACHO,FADEPE, Joaquim Nabuco, Maurício de Nassau, Esuda, FAESC, FAJOLCA, FACIG e Faculdade Santa Catarina (FASC). Tem interesse de pesquisar os seguintes temas: Comunicação Empresarial, Processo Decisório, Gestão de Pessoas e Análise Organizacional.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8086484765518851

Claudia Rejane Lemos

Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); Título de especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2004). Título de especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1996). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1994). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1988). Docente titular do curso de Fonoaudiologia da Fundação de Ensino Superior de Olinda, desde 2000. Representante dos docentes na Comissão Própria de Avaliação da Funeso - CPA, determinada pelo INEP. Experiência em clínica fonoaudiológica desde 1989 e em clínica psicológica desde 1995, ambas em consultório particular. Atualmente é conselheira efetiva do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região, gestão 2016 a 2019. Interesse nos temas: linguagem, autismo, psicanálise e educação.


E-mail: http://lattes.cnpq.br/1356456467713305


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1356456467713305

Edite Vieira de Melo Silva

Possui graduação em LICENCIATURA EM MATEMÁTICA pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) , especialização em Educação Matemática - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (1999) e mestrado em Biometria - Estatística Aplicada, UFRPE (2002). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciência Humanas de Olinda (FACHO), da Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino (SOPECE), atuando como professora Formadora nos cursos a distância do IFPE.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4227888T5

Eduardo da Costa Aguiar

Mestre em Tecnologia Ambiental pelo ITEP. Especialização em Marketing pela FAFIRE. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (1981). Experiência na área de Administração, Hotelaria e Tecnologia da Informação e Comunicação. Coordenador do Curso de Administração da FAFIRE. Coordenador dos Cursos de Pós-graduação em Gestão Integrada da FAFIRE. Diretor Acadêmico da UNIBRATEC. Professor de Introdução à Administração e TGA da FACHO. Diretor de Planejamento Estratégico da Secretaria de Turismo do Brejo da Madre de Deus no ano de 2009, sendo o autor do Planejamento Estratégico para Criação do Complexo Turístico de Nova Jerusalém. Consultor na área de Hotelaria. Coordenador da Escola de Turismo Plínio Pacheco, localizada no Teatro de Nova Jerusalém, voltada para formação de jovens da região na área de Turismo. Autor de vários livros na área de Turismo, Administração e Educação.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758954H3

Francisco Valério Alves Filho

Graduado em Direito e Relações Públicas. Atualmente é Assessor de Desembargador no TJPE e Professor de Ensino de Graduação e Pós Graduação. Doutorando em Direito pela Universidad del Museo Social Argentino - Buenos Aires - Argentina. Mestre em Políticas Públicas pela UFPE. Especialista Público Instrutor Interno do TJPE Disciplinas : Direito Constitucional, Ambiental, Previdenciário, Empresarial. Professor dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Ghena Catarina Carneiro do Valle

Possui graduação em Administração (Faculdades Integradas do Tapajós). Pós-Graduação em Marketing (UFPb) e Ensino Superior (FIT/UNAMA). Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural (UFRPE). Tem experiência com Tutoria com prestação de serviço do Instituto Federal de Pernambuco, docente em diversas disciplinas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Gestão de Marketing, Gestão de Pessoas e Logística. Foi coordenadora de Curso de Administração (FJN). Professora dos curso de Administração, Ciências Contábeis, Marketing e Logística nas instituições: Estácio-FIR, Facho e UNIESP/FASC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5904648839714471

Gilberto Guimarães de Farias

Possui graduação em Ciências Contábeis e especialização em controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como professor na Universidade Católica por quatorze anos e Faculdade Boa Viagem por 9 anos, atualmente é professor especialista do Grupo Ser Educacional, professor assistente do Instituto Pernambucano de Ensino Superior IPESU e da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO. Alem de experiência na área de contabilidade (ensino e prática), tem experiência na área de Administração, com ênfase em Logística e Suprimento. Ocupou os cargos de coordenador administrativo e financeiro da Minérios de Pernambuco S/A; Analista Contábil Sênior e Supervisor de Suprimento no Grupo Gerdau; Chefe da Logística na Indústria CIPASA (Votorantim_PB); Gerente Financeiro e Administrativo na Indústria Metalúrgica ITGN (Jaboatão).


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221715P3

Ítalo de Medeiros Brito

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), especialização em Adminsitração Pública pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992) e mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) . Atualmente é profissional liberal - advogado, com ênfase em Direito das Empresas e da Informação, analista de sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social e professor universitário da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – Facho.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777377U3

Itamar Bezerra de Souza Filho

Mestre em Administração pela UFPE, especialista Gestão Empresarial, com mais de vinte e seis anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação e Gestão, em empresas nos segmentos da indústria, comércio e serviços. Forte atuação em gerenciamento de projetos de infraestrutura, implantação e administração de sistemas de gestão empresarial (ERP, WMS,PCP, BI e CRM), telecomunicações, liderança de equipes, gestão de contratos e redução dos custos operacionais utilizando as melhores práticas dos frameworks PMBOK, COBIT, BPM e ITIL. Atualmente, trabalha com consultor em tecnologia da informação e gestão empresarial na IOTB.


Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/8740482567984691

José Valdenito Feijó de Melo

Possui graduação em Curso Superior de Teologia para Padre pelo Instituto de Teologia do Recife (1979), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e graduação em Formação do Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO, Diretor da Escola Professor Cândido Pessoa do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na pessoa Humana (adolescente e adulto) e em Educação. Outrossim grande experiência na área Religiosa. Acadêmico do Curso de Direito pela Faculdade de Olinda - FOCCA. Doutorando em Psicanálise na Educação e Saúde - Doutorado Livre pela UNIDERC/FUNESO.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462629A0

Josiel Barbosa

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (1990) e especialização em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2248205981300411

Letícia Rameh Barbosa

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente professora titular da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Faculdade de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, Educação de Jovens e Adultos, alfabetização, ensino, movimento de cultura popular e educação.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6799927161912067

Luciana Deodato E. S. Cajueiro da Fonseca

Graduada em Ciências Contábeis - Focca - Faculdade de Olinda (2000) e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, Departamento Pessoal e na Gestão de Pessoas. Atua nas áreas: Fiscal e Contábil, Financeira, Licitações Públicas, Consultoria Administrativa e Empresarial, Gestão Organizacional, Constituição, Alteração e Baixa de Sociedades Anônimas, Civis e Comerciais. Assessoria e Consultoria em Recursos Humanos e Empresarial. Assessoria e Consultoria Financeira. Leciona aulas para nível técnico e superior. Atuou nas seguintes Empresas e Instituições: Fri-Calor Indústria e Comércio Ltda, Nossaseg Administração de Corretagem de Seguros Ltda, Comdel - Comércio de Eletricidade Ltda, Springer Carrier do Nordeste, CAEL-Coelho de Andrade Engenharia Ltda, Faculdade Senac - PE. Atua nas seguintes Empresas: Deoescrita Contábil, Associação Instrutora Missionária - FACHO - PE.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0359776812098933

Maria de Fátima de Carvalho Falcão

Possui graduação em Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1975) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1978). Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco, professora Titular da Focca - Faculdade de Olinda, professor assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-FACHO. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, Direito Penal e Direito Educacional atuando principalmente nos seguintes temas: violência, prova, aborto, anencefalia e crimes hediondos, Lei do Tóxico, Bullyng e na área de Sociologia aplicada à educação e à saúde.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772444D2

Maria Mirtes Magalhães Viturino

Mestra em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. (Conclusão Janeiro/2017) Linha de Pesquisa: Família, Gênero e Interação Social, tendo concluído a pesquisa intitulada: "A Função do Avô na Família Monoparental Feminina". Especialista em Turismo pela Estácio de Sá - FIR. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Psicóloga Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO e Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente das disciplinas: Gestão de Pessoas e Psicologia Aplicada à Administração no Curso de Administração e Psicologia da Aprendizagem no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Experiência como Docente no Senac, Sebrae e Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO no Curso de Turismo, lecionando a disciplina Meios de Hospedagem. Trabalhou na Seleção da Equipe do Hotel Ibis Recife Aeroporto. Experiência na área de Administração como Gerente Geral na Gestão de Empreendimentos Hoteleiros, com ênfase na Gestão de Pessoas, Reservas, Recepção, Governança, Alimentos & Bebidas e Eventos. Psicóloga Clínica. Orientação Profissional de Jovens e Reorientação de Carreiras de Adultos. Experiência na gestão de Pet Shop responsável pela implantação do desenho, análise e descrição de cargos; budget; cultura organizacional; identidade da marca; relacionamento com clientes; relacionamento com parceiros; plano de marketing.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1424651619907261

Maurício Ribeiro de Souza

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Especialista pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Financeira e Controladoria. Tem experiência na área de Administração, Contabilidade com ênfase em Administração Pública


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4295657T8

Priscila Barbosa Dantas

Mestrado acadêmico em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), Especialização em Planejamento Tributário (2010) e Graduação em Ciências Contábeis (2007) também pela Universidade Federal de Pernambuco . Atualmente é Gerente de Gestão Fiscal na Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA e leciona nas Faculdades de Ciências Contábeis do Recife - FACCOR, na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO e na Faculdade do Recife - FAREC. Lecionou como Professora de Pós Graduação em Gestão Tributária e Auditoria na FAFIRE e FACIG.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7605702360556163

Priscila Maria Lapa

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado em Ciência Política pela mesma universidade (2007). Professora na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO) e Analista Técnica no SEBRAE-PE, atuando na Unidade de Políticas Públicas. Tem experiência como coordenadora de curso de graduação e no ensino superior nos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social . Na Pós-Graduação, já lecionou disciplinas como Metodologia da Ciência; Marketing e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Eleições; Municípios; Processo Legislativo; Políticas Públicas.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1215329622937349

Renata Porto Chaves

ossui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco (2008) e mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011). Atualmente é professora do Centro Universitário Maurício de Nassau, coordenadora dos cursos de negócios ead do GRUPO SER EDUCACIONAL, professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e responsável técnica - INSTITUIÇÃO SUSTENTE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: mensuração de desempenho, gestão agroindustrial, supply chain performance, performance measurement e cadeias de suprimento.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4456041005733343

Rhoger Fellipe Marinho da Silva

Possui Mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), tendo defendido dissertação em Teoria dos Portfólios e Fundos de Investimentos. Possui Graduação em Ciências Contábeis também pela UFPE, onde desenvolveu estudos em Finanças Comportamentais. Atualmente é Diretor Financeiro da ONG Poupa Mais Brasil e professor da graduação e pós graduação em diversas faculdades, onde leciona disciplinas de Mercado de Capitais e Risco, Contabilidade Aplicada ao Mercado de Capitais, Mecanismos das Instituições Financeiras, Análise das Demonstrações Contábeis, Contabilidade Gerencial e, principalmente, disciplinas do eixo societário (Contabilidade Introdutória, Societária, Intermediária e Avançada). Desempenha ainda função de professor conteudista e professor tutor da disciplina de Fundamentos de Contabilidade do Curso Técnico em Administração, na modalidade EAD, da Secretaria Executiva de Educação do Estado de Pernambuco. Já atuou como coordenador de um Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, tendo sido responsável pela elaboração do Projeto Pedagógico do mesmo e da gestão do processo de reconhecimento pelo MEC, em parceria com a Ma. Érika Moema de Lucena Guedes Rodrigues. Vem desenvolvendo pesquisas nas áreas de Mercado de Capitais e Contabilidade para Usuários Externos, com ênfase em Finanças e Normas Internacionais.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1630579248511668

Roberto José da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1985), graduação em licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE), Professor assistente da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e Professor Assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Tem experiência na área de Filosofia, Ética, Educação e Psicologia com ênfase em FILOSOFIA GERAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Ética, Ontologia e Educação.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2782356204470622

Rômulo da Silva Vargas Rodrigues

Possui doutorado em Letras e Linguística (2016), mestrado em Letras e Linguística (2008) e graduação em Língua Portuguesa e Linguística (2005), todos pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde foi também Professor Substituto. Professor Convidado da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO). Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Tem experiência em ensino e pesquisa linguística, com ênfase em teoria da análise linguística, atuando principalmente com historiografia linguística da linguística geral, epistemologia da linguística, enunciação, semântica e ensino de língua materna. É membro pesquisador do grupo de pesquisa em Historiografia Linguística - IMAGO e da Rede de pesquisa LINGGO, cadastrada na FAPEG.


Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/3868872371524464

Sandro Virgílio Prado Ribeiro

Técnico em Processamentos de Dados; Graduado em Ciências Econômicas; Graduado em Administração; Pós-graduado em Administração e Estratégias de Marketing; Pós-graduado em Administração Hoteleira; Pós-graduando em Gestão de Pessoas; Mestrado em Administração e Comunicação; Doutorado incompleto em Geografia. Professor Universitário há 16 anos. Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), desde 2002; professor da Faculdade Joaquim Nabuco, desde 2008; Professor da Fundação de Ensino Superior de Olinda (FUNESO), desde 2000; professor da Faculdade Santa Catarina, desde 2013. Tem experiência nas áreas de Administração, Ciências Contábeis Economia e Pedagogia. Possui mais de 30 artigos científicos publicados e é autor do livro Para Entender o Turismo Rural.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4265677A0

Sheila Messias da Silva

Mestre e Graduada em Ciências Contábeis pela UFPE. Assistente em Administração na mesma Instituição, na Diretoria de Licitações e Contratos e Professora de Ensino Superior nos cursos de Ciências Contábeis e Administração em instituições de ensino privadas. Presidente da Comissão Permanente de Licitações da UFPE. Áreas de Interesse: Contabilidade Introdutória/Geral, Pública e Social, Controladoria,Teoria da Contabilidade, Administração Pública e Mercado de Capitais.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4441649A9

Suenya Talita de Almeida

Possui graduação em Bacharelado Em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2007) e mestrado (2009) e doutorado (2013) em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi professora substituta da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora convidada do Instituto Brasileiro de Estudos (IBEST), Focca - Faculdade de Olinda, atuando principalmente nos seguintes temas: deliquência juvenil, controle social, poder, direitos humanos e conflito. Leciona Direito Administrativo e Direito Tributário na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO).

Sura Wanessa Santos Rocha

Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas - NEPE/FACHO, Professora de Processos Patológicos Gerais, Biofísica, Biotecnologia e Biossegurança, Fisiologia Humana, Metodologia Científica e TCC I pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Possui graduação em Ciências Biológicas, com ênfase em ciências da saúde pela Universidade de Pernambuco, Mestre em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco com ênfase em Biotecnologia, Biologia Celular e Molecular. Doutora em Ciências Biológicas pela UFPE atuando em análises moleculares da inflamação e fibrose hepática. Pós-Doutorado pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães-FIOCRUZ, na grande área de Ultraestrutura do Zika vírus. Tem experiência na área de saúde pública, epidemiologia e parasitologia. Vem atuando principalmente nos seguintes temas: Zika vírus, Aedes aegypt, Culex quinquefasciatus, Ultraestrutura, Histologia, Biologia Celular e Molecular, Imunohistoquímica e Imunofluorescência.


E-mail: http://lattes.cnpq.br/8023585720097105


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8023585720097105

Wesler Cavalcanti Silvério da Rocha

Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife (2004). Atualmente é professor - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Professor de Língua Inglesa do Colégio Militar do Recife. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Línguas (Espanhol & Inglês) e em Leitura, Produção e avaliação de textos.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219888U5

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Pesquisa: crescente desejo por experiências diversificadas de carreira estão redefinindo a Gestão de Carreira & Sucessão

Administradores - 23/07/2015

Funcionários mais jovens preferem uma experiência de trabalho variada a uma progressão linear na carreira e a boa notícia é que 77% dos Top Employers brasileiros já definiram planos de carreira laterais

A gestão de Carreira & Sucessão está passando por uma mudança fundamental, impulsionado pela escassez de competências, pela guerra global por talentos e por uma nova geração de funcionários que valoriza mais a flexibilidade e uma maior variedade de experiências de trabalho do que o tradicional modelo de progressão linear de carreira. Por isso, se antes a principal preocupação dos gestores de RH era o fortalecimento do pipeline de lideranças, agora eles precisam redefinir a gestão de Carreira & Sucessão para melhorar tanto a retenção de talentos em todos os níveis como o envolvimento com a empresa. Essa é a conclusão do relatório sobre Gestão de Carreira & Sucessão publicado pelo Top Employers Institute. O estudo é baseado em uma pesquisa global de boas práticas em Recursos Humanos feita com 600 empresas em 96 países.

O Brasil acompanha essa tendência: aqui, embora ainda prevaleçam os planos de sucessão para posições críticas ao nível da gestão, 54% das empresas já os estenderam para posições críticas em funções especialistas. Posições críticas em nível de gestão e nível executivo exibem os maiores percentuais: 85%, nos dois casos.

Duas mudanças globais estão forçando os gerentes de RH a repensar as estratégias de gestão de carreira e sucessão: a) a falta de competências e a competição global pelos melhores talentos, além do maior risco de se perder conhecimento crítico para os negócios devido ao envelhecimento da força de trabalho; e b) uma nova geração de trabalhadores que está buscando diversas experiências de trabalho e flexibilidade, e que está assumindo uma maior responsabilidade pela gestão de sua própria carreira, o que resulta em menor lealdade com a empresa e menor interesse na escalada tradicional, passo-a-passo, dos tradicionais planos de carreira. No Brasil, as empresas já perceberam isso e avançaram significativamente em relação aos formatos tradicionais de desenvolvimento de carreiras, embora estes ainda sejam mais comuns: 88% definiram planos de carreira verticais, mesmo percentual das empresas que definiram planos de carreira horizontais, mas 77% já possuem planos de carreira laterais.

Estas mudanças estão fazendo com que a gestão de Carreira & Sucessão se torne cada vez mais importante dentro do RH, uma vez que seu papel evolui do antigo foco na garantia de uma sucessão de lideranças tranquila para a retenção de pessoal no longo prazo. Para isso, os RHs brasileiros estão fazendo uso de diversas estratégias e abordagens:

- 96% esperam que seus gerentes promovam ativamente o desenvolvimento da carreira dos membro da equipe;
- 81% usamos modelos e métodos padronizados para identificar high potentials;
- 69% perfis de trabalho e competências associadas são avaliadas periodicamente para garantir que continuem relevantes.

"Uma das principais conclusões do nosso estudo é que, para os gestores de RH, não é mais possível se apegar apenas aos melhores desempenhos, aplicando o conjunto tradicional de incentivos. Faz-se necessária uma abordagem mais ampla para o desenvolvimento do funcionário, com maior consciência das necessidades que mudaram e dos valores da geração mais jovem de trabalhadores. Os gerentes de RH têm que deixar de ser caçadores de talento para se tornarem produtores de talento", afirmou David Plink, CEO do Top Employers Institute.

Para desenvolver seus trabalhadores, as empresas brasileiras fazem uso de uma ampla gama de programas para apoiar os funcionários em seus planos de carreira:

- 96% - programa de formação
- 77% - destacamento / transferência temporária (para uma organização diferente ou para uma parte diferente da organização
- 77% - coaching
- 69% - mentoring
- 65% - mobilidade internacional
- 65% - programas de rotatividade

Para lidar com sucesso com estes desafios de retenção, o planejamento estratégico de pessoal tem de estar intimamente ligado ao de Gestão de Carreira & Sucessão, a fim de identificar as habilidades atuais e as que serão necessárias no futuro, e se preparar para futuros gaps.

O estudo também mostra que as organizações que são bem sucedidas na Gestão de Carreira & Sucessão usam cada vez mais tecnologia integrada (Talent Suites). A prática de gestão de Carreira & Sucessão Gestão mais comumente apoiada por tecnologia é o plano de desenvolvimento pessoal on-line (85% das empresas com melhor desempenho o utilizam), seguido por modelos de competências (79%), e perfis de funcionários (75%). As práticas menos apoiadas pela tecnologia são planos de carreira definidos (58%) e planos de sucessão (57%), o que indica um foco maior na gestão de Carreira & Sucessão no curto prazo ao invés da busca por uma estratégia de longo prazo.

Entre as principais tecnologias usadas para apoiar práticas de gestão da carreira & sucessão no Brasil estão:

- 85% - Plano de Desenvolvimento Pessoal (PDP)
- 77% - Modelo de Competências
- 69% - Identificação de Talentos e Gestão de Talentos
- 65% - Revisão e calibragem do talento
- 65% - Descrição do cargo

A transparência ajuda a retenção: informações sobre perfis de vagas precisam estar acessíveis a todos os funcionários. Isto é confirmado pela Unilever, empresa certificada pelo Top Employers Institute: "Clareza e transparência sobre os planos de carreira para todos os funcionários tornam-se cada vez mais importantes quando você está lidando com talentos que são muito demandados pelo mercado", disse Antoinette Irvine, vice-presidente de RH da Unilever. "Se você quer que as pessoas permaneçam na empresa a longo prazo e não quer vê-las ir para outro lugar, então precisa fazer com que elas saibam porque devem ficar, e isso é uma questão de performance, mas, mais importante, é uma questão de carreira." Neste quesito, o Brasil avançou bastante, mas ainda não conseguiu universalizar o acesso às informações: o percentual de empresas que dão acesso irrestrito a todos os perfis de competência definidos é de 69%. Mas 81% já definiram um quadro de competências que descreve as competências para diferentes famílias de cargos e níveis, 73% dispõem de sistemas de formação de gestores em relação ao quadro de competências e 62% têm sistemas para educar os funcionários sobre o quadro de competências.

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