Cursos

- Ciências Contábeis

Informações Gerais

Formação do Bacharel em Ciências Contábeis

Com duração de 4 anos, oferecido nos períodos diuno e noturno, o curso foi reconhecido com conceito 4 (muito bom) pelo MEC. Tem um grupo de professores selecionados entre os melhores acadêmicos e profissionais do mercado e um dos mais modernos laboratórios de práticas contábeis da região.


O contador é o profissional que atua em organizações com ou sem fins lucrativos ou como autônomo.
Ele planeja, coordena e controla os registros de negócios da empresa (compras, vendas, investimentos e aplicações), controla as receitas, despesas e lucros. Atua como intérprete de eventos econômicos fornecendo informações para o processo de decisão gerencial.


Com o crescimento econômico do Estado de Pernambuco é um dos profissionais mais procurados pelo mercado de trabalho.

O Campo de Atuação

Pode atuar em várias áreas como:
Auditor
Períto Contábil
Controller
Consultor
Analista Financeiro
Planejador Tributário
Pesquisador
Professor
Dentre outras;

Vagas e Turnos

Número de vagas oferecidas:
100 (cem) vagas anuais, sendo 50 (cinquenta) vagas a cada semestre letivo.

Turnos de Funcionamento:
Horário Matutino, das 8h às 12h
Horário Noturno, das 19h às 22h.

Coordenação do Curso

Coordenadora: Profa. Ma. Priscila Barbosa Dantas

Fale com a coordenação do Curso: coordenacaocontabeis@facho.br

Perfil de Egresso

Conheça o perfil do aluno egresso

O Curso de Bacharelado em Ciências Contábeis da FACHO visa formar profissionais, para a área contábil, que estejam plenamente capacitados para enfrentar os desafios de um novo cenário econômico, social, político e tecnológico em um ambiente empresarial hipercompetitivo. Focando não apenas a construção de conhecimento técnico operacional, mas, preparando profissionais que tenham competências e habilidades para atuar em cargos estratégicos dentro das organizações. Profissionais estes que tenham uma formação humanística e cristã e que sejam capazes de tomar decisões profissionais sempre pautadas pela ética e respeito a comunidade e ao meio ambiente.

PPC

Atenção

Faça o download de Projeto Pedagógico do Curso de Ciências Contábeis.

Download


Matriz Curricular

Confira

Clique e faça o download da Matriz Curricular.

Download


Corpo Docente

Adilson de Castro Chaves

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1979), Especialização em metodologia do ensino superior pela fundação do ensino superior de olinda, Especialização em ensino de química pela universidade estadual do ceará e Doutorado em Engenharia Química ( Biotecnologia) pela Universidade Técnica de Lisboa (2000). Atualmente é Professor - secretaria de educação do estado de Pernambuco, Professor das Faculdades Facho, Joaquim Nabuco e Faculdade Santa Helena, Professor adjunto da Universidade de Pernambuco e avaliador de curso e institucional do INEP / MEC. Possui vivência em gestão escolar atuando como diretor acadêmico da Fundação do Ensino Superior de Olinda e em coordenação de Concursos Públicos atuando como coordenador Pedagógico da SISMETA. É membro do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (SUSTENTE). Tem experiência na área de Biotecnologia e de Educação, com ênfase em Bioquímica, Biofisica, Microbiologia, Matemática, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Semonários de Monografia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Schistosoma mansoni, Purificação de Proteínas de interesse Imunológico, Ecologia de Sistemas Marinhos, Proteínas Recombinantes e Educação. Ensino de: Quimica, Bioquimica, Matemática, Biofísica, Microbiologia, Metodologia da Pesquisa, Metodologia Científica e Orientação de trabalho Científico.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709967Y3

Ana Cláudia Alexandre da Silva

Mestre em Psicologia pela UFPE; Consultora Organizacional em Eficácia Profissional - por Valença & Associados - Empresa conveniada ao SYMLOG Consulting Group ? San Diego, USA; Graduada em Psicologia; Professora Universitária: Cursos de Graduação e Pós-Graduação, na Área de Psicologia, Recursos Humanos, Gestão Estratégica, de Pessoas e Educação; Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Discente (para alunos com necessidades especiais), Auditora Interna do Sistema de Gestão da Qualidade; Presta consultoria na Área de Recursos Humanos, Gestão Estratégica e de Pessoas para empresas como: AMBEV, SESI, MMartan, FROMPET, ALMEC, Iogurte ISIS, Cafeteria São Braz, Shopping Paço Alfândega, Tron Controles Elétricos, MIRATEC, MOVITORQUE, Carol Esportes, Thot Brasil, Diaguiar Mármores e Granitos, Líber Terceirização de mão-de-obra, PROLEV do Brasil, CHESF: Recife, Salvador, Sobradinho, Teresina, Campina Grande, Maceió, Natal, Fortaleza; Grupo Cesar: Estofados Cesar e Colchões Anatomic, dentre outros.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8472176536161061

Artur George de Andrade Pereira

Possui graduação (2003) e mestrado em Administração (2008) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) . Tem experiência docência universitária, em várias disciplinas de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação (tanto em formato presencial, como à distância, nos cursos de: Administração, Hotelaria, Turismo, Bacharelado em Sistema de Informações, Administração Pública, Ciências Contábeis e Marketing; em renomadas Instituições de Ensino Superior do Estado de Pernambuco: UFPE, UPE, UFRPE, IFPE, FACHO,FADEPE, Joaquim Nabuco, Maurício de Nassau, Esuda, FAESC, FAJOLCA, FACIG e Faculdade Santa Catarina (FASC). Tem interesse de pesquisar os seguintes temas: Comunicação Empresarial, Processo Decisório, Gestão de Pessoas e Análise Organizacional.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8086484765518851

Edite Vieira de Melo Silva

Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) , especialização em Educação Matemática - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (1999) e mestrado em Biometria - Estatística Aplicada, UFRPE (2002). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciência Humanas de Olinda (FACHO), da Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino (SOPECE), atuando como professora Formadora nos cursos a distância do IFPE.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3363352155978039

Eduardo da Costa Aguiar

Mestre em Tecnologia Ambiental pelo ITEP. Especialização em Marketing pela FAFIRE. Graduação em Administração de Empresas pela Universidade Federal de Pernambuco (1981). Experiência na área de Administração, Hotelaria e Tecnologia da Informação e Comunicação. Coordenador do Curso de Administração da FAFIRE. Coordenador dos Cursos de Pós-graduação em Gestão Integrada da FAFIRE. Diretor Acadêmico da UNIBRATEC. Professor de Introdução à Administração e TGA da FACHO. Diretor de Planejamento Estratégico da Secretaria de Turismo do Brejo da Madre de Deus no ano de 2009, sendo o autor do Planejamento Estratégico para Criação do Complexo Turístico de Nova Jerusalém. Consultor na área de Hotelaria. Coordenador da Escola de Turismo Plínio Pacheco, localizada no Teatro de Nova Jerusalém, voltada para formação de jovens da região na área de Turismo. Autor de vários livros na área de Turismo, Administração e Educação.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4758954H3

Felipe Gustavo Soares da Silva

Professor da Faculdade de ciências humanas de Olinda (FACHO).Doutorando em Filosofia pelo programa de doutorado integrado UFPE-UFPB-UFRN. Mestre em Filosofia pela UFPE, especialista em didática (FALC) e em educação, pobreza e desigualdade social (UFPE). Licenciado (UFPE) e Bacharel (UNICAP) em Filosofia.Tem interesse pelo estudo da Filosofia antiga e pelo estudo da ética do cuidado e suas aplicações. Participa do grupo de pesquisa Dynamis: A filosofia antiga e seus desdobramentos, com o estudo da língua grega e leitura das obras platônicas. Ademais interessa-se pelo debate em torno da formação humana e da educação que destaque o papel do sujeito educado.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4773768420852292

Francisco de Assis Galvão Barreto Pinho

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (1970) e graduação em Ciências Econômicas pela Universidade Federal de Pernambuco (1968). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Relações do Comércio; Política Comercial; Integração Econômica, atuando principalmente no seguinte tema: história da contabilidade.

Francisco Valério Alves Filho

Graduado em Direito e Relações Públicas. Atualmente é Assessor de Desembargador no TJPE e Professor de Ensino de Graduação e Pós Graduação. Doutorando em Direito pela Universidad del Museo Social Argentino - Buenos Aires - Argentina. Mestre em Políticas Públicas pela UFPE. Especialista Público Instrutor Interno do TJPE Disciplinas : Direito Constitucional, Ambiental, Previdenciário, Empresarial. Professor dos Cursos de Administração e Ciências Contábeis.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5867822941885322

Frederico José Machado da Silva

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), atualmente é coordenador do Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Possui graduação em Licenciatura Dupla em Letras Inglês Português pela Faculdade Frassinetti do Recife (2006) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura, Língua Portuguesa e literatura e ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro do século XIX, romantismo brasileiro, cultura, realismo brasileiro, realismo mágico e literatura latino-americana.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4677068057535979

Ghena Catarina Carneiro do Valle

Possui graduação em Administração (Faculdades Integradas do Tapajós). Pós-Graduação em Marketing (UFPb) e Ensino Superior (FIT/UNAMA). Mestre em Administração e Desenvolvimento Rural (UFRPE). Tem experiência com Tutoria com prestação de serviço do Instituto Federal de Pernambuco, docente em diversas disciplinas dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Comunicação Social, Gestão de Marketing, Gestão de Pessoas e Logística. Foi coordenadora de Curso de Administração (FJN). Professora dos curso de Administração, Ciências Contábeis, Marketing e Logística nas instituições: Estácio-FIR, Facho e UNIESP/FASC. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5904648839714471

Gilberto Guimarães de Farias

Possui graduação em Ciências Contábeis e especialização em controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco. Atuou como professor na Universidade Católica por quatorze anos e Faculdade Boa Viagem por 9 anos, atualmente é professor especialista do Grupo Ser Educacional, professor assistente do Instituto Pernambucano de Ensino Superior IPESU e da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda FACHO. Alem de experiência na área de contabilidade (ensino e prática), tem experiência na área de Administração, com ênfase em Logística e Suprimento. Ocupou os cargos de coordenador administrativo e financeiro da Minérios de Pernambuco S/A; Analista Contábil Sênior e Supervisor de Suprimento no Grupo Gerdau; Chefe da Logística na Indústria CIPASA (Votorantim_PB); Gerente Financeiro e Administrativo na Indústria Metalúrgica ITGN (Jaboatão).


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4221715P3

Ítalo de Medeiros Brito

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1981), graduação em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1999), especialização em Adminsitração Pública pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1992) e mestrado em Gestão Pública pela Universidade Federal de Pernambuco (2001) . Atualmente é profissional liberal - advogado, com ênfase em Direito das Empresas e da Informação, analista de sistemas do Instituto Nacional do Seguro Social e professor universitário da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda – Facho.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4777377U3

Itamar Bezerra de Souza Filho

Mestre em Administração pela UFPE, especialista Gestão Empresarial, com mais de vinte e seis anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação e Gestão, em empresas nos segmentos da indústria, comércio e serviços. Forte atuação em gerenciamento de projetos de infraestrutura, implantação e administração de sistemas de gestão empresarial (ERP, WMS,PCP, BI e CRM), telecomunicações, liderança de equipes, gestão de contratos e redução dos custos operacionais utilizando as melhores práticas dos frameworks PMBOK, COBIT, BPM e ITIL. Atualmente, trabalha com consultor em tecnologia da informação e gestão empresarial na IOTB.


Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/8740482567984691

Joelma Gomes dos Santos

Doutora (2014) e Mestra (2009) em Letras com ênfase em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Possui Licenciatura Plena em Letras com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa (2006) e suas respectivas literaturas. Tem experiência Docente no Ensino Superior nos níveis de graduação e pós-graduação (Especialização). Desenvolve pesquisas cujos principais focos de interesse são Teoria da Literatura, O Discurso Literário, as Literaturas Africanas de língua portuguesa, Romance Angolano, Narrativas de ficção, a curta ficção de José Luandino Vieira, a poesia angolana e a construção da identidade nacional. É revisora dos conteúdos inéditos dos escritores da União dos Escritores Angolanos - UEA. A dissertação de mestrado intitulada: O narratário: um estudo de seu papel na construção de João Vêncio: os seus amores, de José Luandino Vieira; de sua autoria, foi publicada em 2009, sob o selo da União dos Escritores Angolanos - UEA, em Angola.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9883545124746376

José Iranildo Barbosa Sales da Silva

Doutorando em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Engenharia da Produção pela Universidade Federal de Pernambuco. Administrador de Empresas pela Universidade de Pernambuco. Gerente de Recursos Hídricos na Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisador na área de teoria dos jogos.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5477418180973848

José Valdenito Feijó de Melo

Possui graduação em Curso Superior de Teologia para Padre pelo Instituto de Teologia do Recife (1979), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e graduação em Formação do Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO, Diretor da Escola Professor Cândido Pessoa do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na pessoa Humana (adolescente e adulto) e em Educação. Outrossim grande experiência na área Religiosa. Acadêmico do Curso de Direito pela Faculdade de Olinda - FOCCA. Doutorando em Psicanálise na Educação e Saúde - Doutorado Livre pela UNIDERC/FUNESO.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462629A0

Josiel Barbosa

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Católica de Pernambuco (1990) e especialização em Contabilidade e Controladoria pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2248205981300411

Luciana Deodato E. S. Cajueiro da Fonseca

Graduada em Ciências Contábeis - Focca - Faculdade de Olinda (2000) e Especialista em Gestão Estratégica de Pessoas. Experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Recursos Humanos, Departamento Pessoal e na Gestão de Pessoas. Atua nas áreas: Fiscal e Contábil, Financeira, Licitações Públicas, Consultoria Administrativa e Empresarial, Gestão Organizacional, Constituição, Alteração e Baixa de Sociedades Anônimas, Civis e Comerciais. Assessoria e Consultoria em Recursos Humanos e Empresarial. Assessoria e Consultoria Financeira. Leciona aulas para nível técnico e superior. Atuou nas seguintes Empresas e Instituições: Fri-Calor Indústria e Comércio Ltda, Nossaseg Administração de Corretagem de Seguros Ltda, Comdel - Comércio de Eletricidade Ltda, Springer Carrier do Nordeste, CAEL-Coelho de Andrade Engenharia Ltda, Faculdade Senac - PE. Atua nas seguintes Empresas: Deoescrita Contábil, Associação Instrutora Missionária - FACHO - PE.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0359776812098933

Lucivaldo Lourenço da Silva Filho

Mestre em Contabilidade (2014) e Pós graduado em Planejamento Tributário pela Universidade Federal de Pernambuco-UFPE (2010). Graduado em Ciências Contábeis pela Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Igarassu-FACIG (2008).Tem experiência na área acadêmica e profissional relacionadas a Contabilidade.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9480079446560534

Maria de Fátima de Carvalho Falcão

Possui graduação em Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1975) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1978). Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco, professora Titular da Focca - Faculdade de Olinda, professor assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-FACHO. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, Direito Penal e Direito Educacional atuando principalmente nos seguintes temas: violência, prova, aborto, anencefalia e crimes hediondos, Lei do Tóxico, Bullyng e na área de Sociologia aplicada à educação e à saúde.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772444D2

Maria Mirtes Magalhães Viturino

Mestra em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. (Conclusão Janeiro/2017) Linha de Pesquisa: Família, Gênero e Interação Social, tendo concluído a pesquisa intitulada: "A Função do Avô na Família Monoparental Feminina". Especialista em Turismo pela Estácio de Sá - FIR. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Psicóloga Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO e Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente das disciplinas: Gestão de Pessoas e Psicologia Aplicada à Administração no Curso de Administração e Psicologia da Aprendizagem no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Experiência como Docente no Senac, Sebrae e Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO no Curso de Turismo, lecionando a disciplina Meios de Hospedagem. Trabalhou na Seleção da Equipe do Hotel Ibis Recife Aeroporto. Experiência na área de Administração como Gerente Geral na Gestão de Empreendimentos Hoteleiros, com ênfase na Gestão de Pessoas, Reservas, Recepção, Governança, Alimentos & Bebidas e Eventos. Psicóloga Clínica. Orientação Profissional de Jovens e Reorientação de Carreiras de Adultos. Experiência na gestão de Pet Shop responsável pela implantação do desenho, análise e descrição de cargos; budget; cultura organizacional; identidade da marca; relacionamento com clientes; relacionamento com parceiros; plano de marketing.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1424651619907261

Maurício Ribeiro de Souza

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Especialista pela Fundação Getúlio Vargas em Gestão Financeira e Controladoria. Tem experiência na área de Administração, Contabilidade com ênfase em Administração Pública


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4295657T8

Priscila Barbosa Dantas

Mestrado acadêmico em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Pernambuco (2013), Especialização em Planejamento Tributário (2010) e Graduação em Ciências Contábeis (2007) também pela Universidade Federal de Pernambuco . Atualmente é Gerente de Gestão Fiscal na Companhia Pernambucana de Saneamento - COMPESA e leciona nas Faculdades de Ciências Contábeis do Recife - FACCOR, na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO e na Faculdade do Recife - FAREC. Lecionou como Professora de Pós Graduação em Gestão Tributária e Auditoria na FAFIRE e FACIG.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7605702360556163

Priscila Maria Lapa

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado em Ciência Política pela mesma universidade (2007). Professora na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO) e Analista Técnica no SEBRAE-PE, atuando na Unidade de Políticas Públicas. Tem experiência como coordenadora de curso de graduação e no ensino superior nos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social . Na Pós-Graduação, já lecionou disciplinas como Metodologia da Ciência; Marketing e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Eleições; Municípios; Processo Legislativo; Políticas Públicas.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1215329622937349

Renata Porto Chaves

ossui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Católica de Pernambuco (2008) e mestrado em Administração e Desenvolvimento Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (2011). Atualmente é professora do Centro Universitário Maurício de Nassau, coordenadora dos cursos de negócios ead do GRUPO SER EDUCACIONAL, professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e responsável técnica - INSTITUIÇÃO SUSTENTE. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: mensuração de desempenho, gestão agroindustrial, supply chain performance, performance measurement e cadeias de suprimento.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4456041005733343

Roberto José da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1985), graduação em licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE), Professor assistente da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e Professor Assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Tem experiência na área de Filosofia, Ética, Educação e Psicologia com ênfase em FILOSOFIA GERAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Ética, Ontologia e Educação.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2782356204470622

Sheila Messias da Silva

Mestre e Graduada em Ciências Contábeis pela UFPE. Assistente em Administração na mesma Instituição, na Diretoria de Licitações e Contratos e Professora de Ensino Superior nos cursos de Ciências Contábeis e Administração em instituições de ensino privadas. Presidente da Comissão Permanente de Licitações da UFPE. Áreas de Interesse: Contabilidade Introdutória/Geral, Pública e Social, Controladoria,Teoria da Contabilidade, Administração Pública e Mercado de Capitais.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4441649A9

Suenya Talita de Almeida

Possui bacharelado Em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2007) e mestrado (2009) e doutorado (2013) em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco. Foi professora substituta da UFPE - Universidade Federal de Pernambuco. Atualmente é professora convidada do Instituto Brasileiro de Estudos (IBEST), Focca - Faculdade de Olinda, atuando principalmente nos seguintes temas: deliquência juvenil, controle social, poder, direitos humanos e conflito. Leciona Direito Administrativo e Direito Tributário na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO).


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3713037670371367

Wesler Cavalcanti Silvério da Rocha

Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife (2004). Possui especialização em Linguística aplicada ao ensino de Língua Espanhola e em Leitura, Produção e Avaliação de Textos (UFPE). Atualmente é professor da Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Professor de Língua Inglesa do Colégio Militar do Recife. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Línguas (Espanhol & Inglês) e em Leitura, Produção e avaliação de textos.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219888U5

Wesley Paulo dos Santos

Contador formado pela Universidade Federal de Pernambuco- UFPE da qual atualmente é aluno do curso de Mestrado em Contabilidade e Controladoria. Como experiência profissional passou pelos cargos de auxiliar e analista contábil. Na parte acadêmica atua como pesquisador nas áreas de avaliação de empresas e contabilidade ambiental.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7574723710691984

Eventos

Nossos Eventos

Notícias




A urgente necessidade de profissionalização das organizações contábeis

Administradores - 06/10/2015

Embora o mercado contábil seja conhecido pela complexidade das constantes alterações legislativas e pela dinâmica própria da atividade, o setor ainda está longe de operar com o mínimo de profissionalização de seus colaboradores e processos.

Embora o mercado contábil seja conhecido pela complexidade das constantes alterações legislativas e pela dinâmica própria da atividade, parcela considerável das empresas deste setor ainda está longe de operar com o mínimo de profissionalização de seus colaboradores e processos. Este cenário geral, no contexto do empreendedorismo brasileiro, reflete-se nas 48.793 organizações contábeis registradas no Conselho Federal de Contabilidade (CFC).

Recente levantamento on-line que realizei com empreendedores da área mostrou que perto de 70% dos empresários apontam como seus principais diferenciais o cumprimento rigoroso das obrigações acessórias e o cálculo correto de tributos. Apenas 19% estabelecem plano de ações estratégicas e realizam seu monitoramento periódico.

Ora, então como esses quase três quartos do mercado contábil poderiam estabelecer um patamar de competição diferente da disputa pelo menor valor? A lógica diz que se há oferta de serviços similares, a demanda pressiona, naturalmente, por menores preços. Intervenções artificiais, por meio de normas reguladoras, apenas agravariam o problema, fragilizando ainda mais a competitividade do setor. A solução para situações como esta passa, imprescindivelmente, pela introdução de inovações em processos e serviços.

Pesquisa da Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas (Fenacon) indica que 54% dos escritórios contábeis sequer têm sites “próprios”. Como inovar no atendimento a clientes e obter receitas mais consistentes, em plena era digital, sem fazer uso das tecnologias da informação e comunicação?

Neste sentido, torna-se evidente que quase 80% das empresas contábeis nem ao menos medem sua capacidade de inovação. E como diz Peter Drucker, o homem que inventou a administração, segundo a revista Business Week, “não se gerencia o que não se pode medir”. Portanto, a maior parte dessas organizações precisa alinhar-se, com urgência, aos padrões globais de gestão. Sem isso, não há como esperar a valorização dos serviços contábeis.

A inovação em serviços, produtos e processos reverte-se, necessariamente, em fortalecimento da competitividade, libertando as empresas da competição por preço, que geralmente atinge patamares canibalizadores. Para isso, o primeiro passo é a capacitação dos empreendedores do setor.

Hoje, o mundo caminha para o uso do conceito de ominchannel, em que o atendimento aos clientes passa por todos os canais, físicos ou eletrônicos. Usar somente telefone, reuniões presenciais e motoboy, além de elevar os custos e riscos dos escritórios, limita significativamente o processo de excelência no atendimento aos clientes.

Para mensurar a efetividade do relacionamento dos escritórios contábeis com seus clientes, tenho utilizado a metodologia Net Promoter Score (NPS). As notas obtidas até o momento têm sido muito baixas ou mesmo negativas. Isto indica que os clientes atuam mais como detratores do que promotores. Se esta tendência foi constatada, significa que, ao contrário do desejável, há mais empresários denegrindo que indicando seus contadores.

A urgente necessidade de profissionalização das organizações contábeis é a passagem mais promissora para transformar o escritório em empresa na prática. Afinal, não se constrói este caminho sem muito trabalho e estudo.

O empreendedor é um insatisfeito que transforma seu inconformismo em descobertas, os problemas em oportunidades, segundo Fernando Dolabela, referência nacional no assunto. O insatisfeito que só reclama dos honorários e espera que o mundo o valorize, não é empreendedor. A atitude empreendedora eleva consideravelmente as chances de transformar eminente fracasso em sucesso retumbante. Criar inovações para atender os clientes com excelência é a melhor forma de diferenciar-se dos concorrentes – só assim será possível agregar valor às competências profissionais e não somente elevar o preço da fatura mensal.

Revistas e Artigos





Nenhum resultado encontrado.

Galerias

Confira a nossa galeria de eventos

fechar