Cursos

- Enfermagem

Informações Gerais

O curso de Enfermagem na FACHO

O enfermeiro a ser formado pela FACHO será pautado pela visão generalista. A formação profissional o capacitará a atuar sob a égide da ética durante o processo saúde-doença em seus diversos níveis de atenção, desenvolvendo ações de promoção da saúde e qualidade de vida, prevenção de agravos, recuperação e reabilitação da saúde, de forma integralizada, comprometida socialmente com a população, com o resgate da cidadania e em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde.

A formação também privilegia a compreensão do profissional em reconhecer-se como sujeito na gerência e organização do cuidar, responsável pela formação de recursos humanos e coordenação do processo de trabalho da equipe de enfermagem, capaz de conjugar a arte e a ciência do cuidar.

Vagas e Turno

Número de vagas oferecidas:
100 (cem) vagas anuais, sendo 50 (cinquenta) vagas a cada semestre letivo.

Turno de Funcionamento:
Horário Matutino: das 8:00h às 12h30
Vespertino: das 13:30 às 18:00h.

Laboratórios

O curso dispõe de seis modernos e completos laboratórios para a aprendizagem prática dos alunos, a partir do 1º período.

Matriz Curricular

Concepção pedagógica que considera o aluno como um sujeito ativo, participativo e dotado de experiências e vivências que contribuirão significativamente no processo de aprendizagem.

Professor facilitador, mediando a relação entre o sujeito que aprende e o objeto a ser aprendido.

Conteúdos organizados sob a forma de disciplinas, porém com estreita relação entre si, conduzindo à integralidade.

Distribuição em 10 (dez) períodos letivos com carga horária total de 4.000h.

Oferta de disciplinas eletivas de grande relevância para o profissional como: Teoria e Técnica de redação.

Coordenação do Curso


Coordenadora: Professora Ma. Patricia Rejane Ribeiro Bispo
Vice-Coordenadora: Professora Ma. Josicleide Montenegro da Silva Guedes Alcoforado

Fale com a gestão do seu curso: coordenacaoenfermagem@facho.br

Perfil de Egresso

Conheça o perfil do aluno egresso

O perfil do enfermeiro a ser formado pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, será pautado pela visão generalista, humanística, solidária, crítica e reflexiva. A formação profissional capacitará Enfermeiros a atuar sob a égide da ética durante o processo saúde-doença em seus diversos níveis de atenção, desenvolvendo ações de promoção da saúde e qualidade de vida, prevenção de agravos, recuperação e reabilitação da saúde, de forma integralizada, comprometida socialmente com a população, com o resgate da cidadania e em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde.

A formação também privilegia a compreensão do profissional se reconhecer como sujeito na gerência e organização do cuidar, responsável pela formação de recursos humanos e coordenação do processo de trabalho da equipe de Enfermagem, capaz de conjugar a arte e a ciência do cuidar. A visão estratégica de racionalização e utilização de recursos da comunidade onde atua marcará a ação do profissional inserido no contexto e, ao mesmo tempo, reconhecendo, se apropriando e potencializando a estrutura social e as possibilidades de melhorar a qualidade de vida da população.

Matriz Curricular

1º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ENF 101 Bases Históricas, Antropológicas, Filosóficas e Sociais da Saúde 3 60
LET 208 Cultura Religiosa e Formação Humana 2 40
ENF 141 Anatomia Humana I 3 60
ENF 111 Biologia Celular, Histologia e Embriologia 5 100
ENF 151 Bioquimica 4 80
ENF 401 Enfermagem em Saúde Coletiva I 3 60



2º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ENF 102 Enfermagem no Contexto Histórico e Social 2 40 ENF 101
ENF 142 Anatomia Humana II 3 60 ENF 141
ENF 161 Informatica Aplicada à Saúde 4 80
ENF 121 Fisiologia Humana 5 100 ENF 151
ENF 191 Parasitologia 3 60
ENF 131 Processo de Investigação em Enfermagem 3 60



3º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ENF 211 Bioestática e Epidemiologia 4 80
ENF 231 Bases da Semiologia e do Processo de Cuidar I 5 100 ENF 121
ENF 171 Imunologia e Microbiologia 4 80 ENF 111
ENF 181 Biotecnologia e Biossegurança em Saúde 2 40
ENF 152 Biofísica 2 40
ENF 511 Processos Pedagógicos em Enfermagem 3 60



4º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ENF 402 Enfermagem em Saúde Coletiva II 3 60 ENF 401
ENF 232 Bases da Semiologia e dos Processos de Cuidar II 7 140 ENF 231
ENF 221 Bioética e Legislação da Enfermagem 2 40
ENF 251 Farmacologia Aplicada 4 80 ENF 121
PSI 742 Psicologia Aplicada à Saúde 2 40
ENF 201 Genética e Evolução Humana 2 40



5º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ENF 242 Processos Patológicos Gerais 3 60
ENF 411 Enfermagem em Saúde Mental I 3 60 PSI 742
ENF 501 Processos de Gestão em Enfermagem I 4 80
ENF 421 Enfermagem em Saúde do Trabalhador 2 40 ENF 401
ENF 261 Nutrição Aplicada à Enfermagem 2 40
EDU 655 Linguagem Brasileira de Sinais - LIBRAS 3 60
. Eletiva I 3 60



6º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ENF 433 Enfermagem em Saúde da Mulher 8 160 ENF 231
ENF 445 Enfermagem em Saúde da Criança e do Adolescente 9 180 ENF 231
ENF 503 Processos de Gestão em Enfermagem II 3 60 ENF 501



7º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ENF 446 Enfermagem em Saúde do Adulto 16 320 ENF 232
ENF 981 Atividades Complementares 0 80



8º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ENF 412 Enfermagem em Saúde Mental II 3 60 ENF 411
ENF 451 Cuidados Paliativos em Enfermagem 2 40
ENF 447 Enfermagem em Saúde do Idoso 4 80 ENF 232
ENF 403 Enfermagem em Saude Coletiva III 3 60 ENF 402
. Eletiva II 3 60



9º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ENF 991 Pesquisa em Enfermagem I - TCC I 3 60 ENF 131
ENF 901 Estágio Supervisionado I (Rede Básica ou Hospitalar) 20 400 ENF 445 e ENF 446



10º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
ENF 992 Pesquisa em Enfermagem II -0 TCC II 3 60 ENF 991
ENF 902 Estágio Supervisionado II (Rede Básica ou Hospitalar) 20 400 ENF 901



Eletivas
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
PSI 743 Psicologia Hospitalar 03 60
PSI 732 Psicologia Comunitária 03 60
PSI 204 Dinamica de Grupo e Relações Humanas 03 60
PSI 773 Psicologia e Saúde na Família 03 60
LET 118 Língua Portuguesa: Compreensão e Produção Textual 03 60
PSI 139 Psicologia do Envelhecimento 03 60



Corpo Docente

Adilson de Castro Chaves

Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1979), Especialização em metodologia do ensino superior pela fundação do ensino superior de olinda, Especialização em ensino de química pela universidade estadual do ceará e Doutorado em Engenharia Química ( Biotecnologia) pela Universidade Técnica de Lisboa (2000). Atualmente é Professor - secretaria de educação do estado de Pernambuco, Professor das Faculdades Facho, Joaquim Nabuco e Faculdade Santa Helena, Professor adjunto da Universidade de Pernambuco e avaliador de curso e institucional do INEP / MEC. Possui vivência em gestão escolar atuando como diretor acadêmico da Fundação do Ensino Superior de Olinda e em coordenação de Concursos Públicos atuando como coordenador Pedagógico da SISMETA. É membro do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (SUSTENTE). Tem experiência na área de Biotecnologia e de Educação, com ênfase em Bioquímica, Biofisica, Microbiologia, Matemática, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Semonários de Monografia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Schistosoma mansoni, Purificação de Proteínas de interesse Imunológico, Ecologia de Sistemas Marinhos, Proteínas Recombinantes e Educação. Ensino de: Quimica, Bioquimica, Matemática, Biofísica, Microbiologia, Metodologia da Pesquisa, Metodologia Científica e Orientação de trabalho Científico.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709967Y3

Alexandre Furtado de Albuquerque Correa

Mestre e Doutor em Teoria da Literatura UFPE(2007), Especialização em Psicopedagogia (CEPAI/UNICAP-2016) e em Psicomotricidade Relacional (ÍCONE/CIAR- em andamento), Graduação em Psicologia (FAFIRE-em andamento) e Direito pela UFPE(1993). Atualmente é professor lotado no Curso de Letras FACHO e professor adjunto - Departamento Letras UPE Mata Norte e do PROFLETRAS Mata Norte. Leciona em cursos de Especialização em Linguística Aplicada, Literatura Brasileira e Inglesa, Cultura Pernambucana. Pesquisa com ênfase em Estudos Culturais, Literatura Comparada e Transculturação. É membro do GPL Recife (Gabinete Português de Leitura), do IAGHP (Institudo Arqueológico Geográfico e Histórico Pernambucano). Atua como coordenador de Extensão.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1533457979102646

Ana Paula Sampaio Feitosa

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (2005). Mestrado em Biologia Molecular e Celular Aplicada pela Universidade Estadual de Pernambuco (2011) e Doutorado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco (2015). Atua como Pesquisadora no Grupo de Pesquisa "Imunologia de Invertebrados" (CPqAM/FIOCRUZ) e no Laboratório de Microscopia Eletrônica (LIKA/UFPE). Professora colaboradora nas disciplinas: Parasitologia (nível de graduação). Tem experiência na área de Biologia Geral e desenvolve pesquisa na área de Microbiologia, Parasitologia e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Leishmaniose (Humana e Canina), Esquistossomose, Sistema Imune de Insetos e Moluscos de importância Médica e econômica, bactérias multirresistentes, ultraestrutura, Biologia Celular e Molecular.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7741235050382403

Anvete Leal de Albuquerque

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (1993) e mestrado em ENFERMAGEM pela Universidade Federal de Pernambuco (2014). Atualmente é enfermeira - Policlinica/Maternidade Prof Barros Lima/PCR. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem Obstétrica


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2836339814563052

Claudia Rejane Lemos

Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); Título de especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2004). Título de especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1996). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1994). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1988). Docente titular do curso de Fonoaudiologia da Fundação de Ensino Superior de Olinda, desde 2000. Representante dos docentes na Comissão Própria de Avaliação da Funeso - CPA, determinada pelo INEP. Experiência em clínica fonoaudiológica desde 1989 e em clínica psicológica desde 1995, ambas em consultório particular. Atualmente é conselheira efetiva do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região, gestão 2016 a 2019. Interesse nos temas: linguagem, autismo, psicanálise e educação.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1356456467713305

Cristiane Aparecida dos Santos Barbosa

Possui graduação em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Mestre em Educação para formação de profissionais de Saúde pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS. Atualmente, é enfermeira do Hospital Getúlio Vargas, docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO .. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3391760661002538

Danielle Cassia de Oliveira Gomes da Silva

Cursando o mestrado em Ciências da Saúde - UPE, possui PÓS- GRADUAÇÃO em Nutrição /clínica pelo Centro Universitário Internacional UNINTER, graduação em BACHARELADO EM NUTRIÇÃO pela FACULDADE SÃO MIGUEL (2012). , atuando principalmente nos seguintes temas: doença hepática, alcool, gestante, estado nutricional e solução de aguardente.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8546612299104470

Deisyelle Magalhães Barbosa

Mestrado em Saúde Coletiva pelo Programa de Pós-graduação Integrada em Saúde Coletiva (PPGISC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Enfermeira graduada pela Universidade de Pernambuco - UPE, Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças, FENSG-UPE. Especialista em Terapia Intensiva pelo Grupo CEFAPP. Atualmente trabalha como enfermeira plantonista na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Barão de Lucena (analista em saúde), bem como no NEP - Núcleo de Educação Permanente - do SAMU da cidade de Paulista - PE, onde atua também como membro do Núcleo de Segurança do Paciente e representa o SAMU no Comitê Regional de Prevenção de Acidentes Automobilísticos (CRPAM). No decorrer da sua vida acadêmica foi monitora da disciplina de citologia no Instituto de Ciências Biológicas, ICB-UPE, monitora do curso de aperfeiçoamento em neonatologia pela Escola de Saúde Pública de Pernambuco, bolsista do PET-SAÚDE 2010 e desenvolveu atividades voltadas para pesquisa e extensão, finaciadas pelo PIBIC-CNPQ.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6395893801511762

Dyana Leal Veras

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Microbiologia, Imunologia, Saúde Pública, Biologia celular e Molecular com ênfase em Genética de microrganismos.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7193283471119466

Edite Vieira de Melo Silva

Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) , especialização em Educação Matemática - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (1999) e mestrado em Biometria - Estatística Aplicada, UFRPE (2002). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciência Humanas de Olinda (FACHO), da Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino (SOPECE), atuando como professora Formadora nos cursos a distância do IFPE.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3363352155978039

Emilly Anne Cardoso Moreno de Lima

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal de Pernambuco (Bolsista CAPES - Pró Ensino na Saúde); Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da Universidade Federal de Pernambuco - Mestrado Acadêmico (Bolsista CAPES). Especialização em Suporte Avançado a Vida: Emergência e UTI pela Universidade de Pernambuco. Bacharelado em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6113938586685357

Flávia Maria Barros Lavra

Enfermeira graduada pela Fundação Superior de Olinda-FUNESO. Especialista em Enfermagem em Psiquiatria. Pós-graduada em Saúde da Família na Atenção Primária. MBA em Gestão em Saúde e Controle de Infecção Hospitalar.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7341475011759019

Frederico José Machado da Silva

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), atualmente é coordenador do Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Possui graduação em Licenciatura Dupla em Letras Inglês Português pela Faculdade Frassinetti do Recife (2006) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura, Língua Portuguesa e literatura e ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro do século XIX, romantismo brasileiro, cultura, realismo brasileiro, realismo mágico e literatura latino-americana.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4677068057535979

Itamar Bezerra de Souza Filho

Mestre em Administração pela UFPE, especialista Gestão Empresarial, com mais de vinte e seis anos de experiência profissional na área de Tecnologia da Informação e Gestão, em empresas nos segmentos da indústria, comércio e serviços. Forte atuação em gerenciamento de projetos de infraestrutura, implantação e administração de sistemas de gestão empresarial (ERP, WMS,PCP, BI e CRM), telecomunicações, liderança de equipes, gestão de contratos e redução dos custos operacionais utilizando as melhores práticas dos frameworks PMBOK, COBIT, BPM e ITIL. Atualmente, trabalha com consultor em tecnologia da informação e gestão empresarial na IOTB.


Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/8740482567984691

Ivonete Maria Lima da Silva

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Fundação de Ensino Superior de Olinda (1997). Atualmente é Docente - COLEGIO DE SAUDE DE PERNAM,BUCO e FACULDADE DE OLINDA, Enfermeira- Assistêncial - HGV/Secretaria de Saude de Pernambuco e Enfermeira-Família - DS I /SECRETARIA MUNICIPAL DE SAUDE DE RECIFE.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3307118307916595

José Valdenito Feijó de Melo

Possui graduação em Curso Superior de Teologia para Padre pelo Instituto de Teologia do Recife (1979), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e graduação em Formação do Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO, Diretor da Escola Professor Cândido Pessoa do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na pessoa Humana (adolescente e adulto) e em Educação. Outrossim grande experiência na área Religiosa. Acadêmico do Curso de Direito pela Faculdade de Olinda - FOCCA. Doutorando em Psicanálise na Educação e Saúde - Doutorado Livre pela UNIDERC/FUNESO.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462629A0

Josicleide Montenegro da Silva Guedes Alcoforado

Mestre Profissional em Gestão e Economia da Saúde pela UFPE, Graduada em ENFERMAGEM pela UFPE e Licenciada em Enfermagem pela UFPE, especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência e MBA em Administração Hospitalar e Gestão da Emergência em Saúde Pública. Atualmente é enfermeira do SAMU do município de Paulista e docente do Curso de Bacharelado em Enfermagem da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4536554280785587

Maria da Conceição Luna Santos

Tem experiência na área de Enfermagem, com Residência em Enfermagem em Saúde da criança e R3 opcional em Alergolgia e Imunologia clínica pelo Hospital das Clínicas da UFPE. É mestranda em Saúde do adulto pela UFPE, trabalhando na linha de pneumologia/ Alergologia, especificamente com pacientes asmáticos. Além disso, tem vivência como docente, tendo sido professora substituta da disciplina de saúde da criança da UFPE, professora da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, de alguns cursos de pós-graduação e de Curso preparatório para o Programa de Residência em Enfermagem no Estado de Pernambuco.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9100369961032645

Maria do Socorro Dias de Oliveira Nunes

Possui graduação em ENFERMAGEM pela Universidade de Pernambuco (1996) e graduação em LETRAS pela Universidade Católica de Pernambuco (1989). Atualmente Docente teoria e pratica da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, Docente de teoria da Faculdade Integrada de Pernambuco e Supervisora de estagio da graduação de enfermagem e Docente do pronatec nos curso técnico de enfermagem e Dependentes químicos Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem, atuando principalmente no seguinte tema: socorro.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6779836812990896

Patricia Michelly Santos Lima

Possui Graduação em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco - UPE (2007), especialização em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães/Fundação Oswaldo Cruz - CPqAM/FIOCRUZ (2009), especialização em Epidemiologia para Monitoramento e Resposta às Emergências de Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sérgio Arouca - ENSP/FIOCRUZ (2010), especialização em Processos Educacionais em Saúde pelo Instituto Sírio Libanês de Ensino e Pesquisa (2014) e Mestre em Avaliação em Saúde pelo Instituito de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP (2012-2014). Exerceu a função de coordenadora do Programa de Controle da Hanseníase na Secretaria Municipal de Saúde de Jaboatão dos Guararapes - PE (2007-2009) e também coordenou o Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde - CIEVS da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco - SES/PE (2011-2013). Ainda realizou consultoria para a Organização Pan Americana de Saúde - OPAS durante o surto de sarampo no estado de Ceará (2014). Atualmente é docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO, onde é responsável pelas disciplinas de Saúde Coletiva I e III (2013 - dias atuais). Integra também a equipe do CIEVS como apoiadora técnica. Tem experiência nas área de Saúde Pública com ênfase em Vigilância Epidemiológica, Epidemiologia e Avaliação em Saúde.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5856148623598613

Patricia Rejane Ribeiro Bispo

Graduada em Enfermagem pela Universidade de Pernambuco (2002). Especialista em saúde da criança pela Residência do Hospital das Clínicas/ UFPE, mestra em saúde da criança e do adolescente pela Universidade Federal de Pernambuco. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Enfermagem neonatal/pediátricia e saúde pública.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2894386401381371

Renata de Miranda Correia

raduada em Enfermagem pela Universidade Federal de Pernambuco (2007), especialista em Abordagem Psicossocial de Grupos em Situação de Risco pela Faculdade Frassinetti do Recife (2009). Especialista em Enfermagem em Saúde da Mulher (2010), Parteira Urbana desde 2015. Atuo como docente na graduação em Enfermagem na área materno-infantil, professora do projeto de extensão em pré-natal da FACHO e Supervisora da Diretoria de Regulação, Controle e Avaliação de Olinda


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1950597317372942

Sandra Wanderley Lubambo

Possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (1988) , mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) e aperfeiçoamento em Gestão Estratégica da Tecnologia da Informação pela Universidade de Pernambuco (2000) . Atuando principalmente nos seguintes temas: controle de gastos públicos, indução de regras, mineração de dados.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4421086T6

Vania Maria Silva de Moraes

Mestre em Gestão e Economia da Saúde pela UFPE, possui graduação em Enfermagem pela FACULDADE DE ENFERMAGEM NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS (1990). Atualmente é efetivo do HOSPITAL POLICIA MILITAR, CLT da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA-FACHO, contratada do SAMU PAULISTA, e efetivo - Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Pernambuco.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8618234528173499

Viviane da Silva Gomes

Doutora em Linguística pela Universidade Federa da Paraíba, Mestre em teoria Literária pela UFPE, especializada em Literatura Brasileira e Graduada em Letras pela UNICAP.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1856087403118257

Viviane Maria Pereira de Carvalho

Atualmente é professora efetiva da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA (FACHO) e enfermeira da emergência pediátrica do HOSPITAL DA RESTAURAÇÃO. Atua também no ambulatório de puericultura da FACHO.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4569394615393906

Viviane Villarouco de Andrade Henrique

GRADUADA em Ciências Biológicas (FAFIRE), ESPECIALISTA em Morfologia (UFPE) e MESTRE em Ensino das Ciências (UFRPE). Atualmente é Docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), com atuação em programas de Ensino a Distancia (UFPE/CEAD/MEC), Leciona em programa de pós-graduação da Faculdade Frassinetti do Recife, atuando com funçãoTécnico-pedagógico na Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania (DGTEC/SEEL/Prefeitura do Recife).


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6261580695210386

Wesler Cavalcanti Silvério da Rocha

Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife (2004). Possui especialização em Linguística aplicada ao ensino de Língua Espanhola e em Leitura, Produção e Avaliação de Textos (UFPE). Atualmente é professor da Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Professor de Língua Inglesa do Colégio Militar do Recife. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Línguas (Espanhol & Inglês) e em Leitura, Produção e avaliação de textos.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219888U5

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Notícias




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Revistas e Artigos




Quesito Raça/Cor: COR: um olhar para as particularidades raciais na saúde da cidade do Recife

Robélia do Nascimento Lopes, Solange Mota Duarte, Maria de Fátima Neves Cabral - Travessia 2010

O presente artigo traz uma análise sobre a saúde da população negra focando na importância da implementação do quesito raça/cor nos formulários do Sistema de Informação da Saúde da Cidade do Recife. Nesse sentido, considera-se o referido quesito um instrumento estratégico para a construção do perfil epidemiológico desse segmento social, possibilitando, assim, a elaboração de uma política de saúde que atenda as particularidades de negros e negras, com vistas a garantir os princípios do Sistema Único de Saúde (igualdade, universalidade e integralidade). Essa abordagem resgata aspectos sócio-econômicos, culturais e políticos desse coletivo racial e sua relação com o processo saúde-doença.

Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde na UTI Pediátrica: Incidência e Fatores de Risco

Josie Lílian Petrício, Larissa Cunha Alves, Eugênia Silva de Souza, Laura Gisele Feitosa Garcia - Travessia 2009

As infecções ocorridas em serviços de assistência à saúde representam um problema de abrangência mundial, constituindo-se uma das principais causas de morbidade e letalidade associadas aos procedimentos clínicos, diagnósticos e terapêuticos prestados à população. Este é um estudo exploratório – descritivo, de abordagem quanti-qualitativa, com o objetivo de analisar a incidência das Infecções de Corrente Sanguínea (ICC), Infecções do Trato Urinário (ITU) e Pneumonias (PNM) relacionadas à utilização de Cateter Venoso Central (CVC), Sonda Vesical de Demora (SVD) e Ventilação Mecânica (VM) na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) pediátrica, a partir da utilização do Sistema de Vigilância Epidemiológica das Infecções, notificadas no período de Março de 2008 a Março de 2009. O Serviço de Controle de Infecção Hospitalar possui inúmeros desafios com o aumento do fluxo das intervenções de alta complexidade que se traduzem em mais procedimentos invasivos que abrem novas oportunidades de ocorrência da infecção hospitalar.

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