Cursos

- Letras

Informações Gerais

História do curso

O Curso de Licenciatura em Letras da FACHO, em funcionamento desde 1973, tem como objetivo a formação de docentes de língua portuguesa, inglesa e suas respectivas literaturas. A instituição oferece ao docente em formação a possibilidade de aplicar as teorias vistas em sala de aula em estágio e pesquisa científica com o intuito de habilitar o profissional a ter uma visão crítica sobre seu campo teórico e prático.

Anualmente, como reforço à pesquisa, o Departamento de Letras da Facho promove dois eventos, O Ciclo de Estudos Linguísticos e Literários (CELL) e o Congresso Nacional do Ensino de Língua e Literatura (EELL – CONEL), que estimula os alunos de Letras de todo o Brasil a apresentarem trabalhos científicos e possibilita o contato com as atualizações da área.

Saiba mais

A modalidade Licenciatura em Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas Respectivas Literaturas, capacita o profissional para docência no ensino básico, com o diferencial da dupla habilitação, que ocorre tanto na língua materna quanto numa estrangeira moderna, tornando o profissional oriundo deste curso um docente preparado para as exigências do ensino contemporâneo.

É possível ao licenciado em letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda exercer atividades numa variada gama de atuação, como revisão, tradução, crítica literária, e, ainda, docência de língua inglesa em Cursos de Idiomas.

Com 60 vagas, a Licenciatura em Língua Portuguesa e Língua Inglesa com suas respectivas Literaturas funciona pela manhã, das 8h às 12h, e à noite, das 19h às 22h, de segunda a sexta, no terceiro andar do bloco A da FACHO, em salas climatizadas, com equipamentos audiovisuais e acesso à internet.

O quadro docente é formado por professores que valorizam o ser humano integralmente, respeitando-os como cidadãos e instruindo-os a terem pensamento crítico ante às demandas do quotidiano da educação brasileira.

Perfil de Egresso

Conheça o perfil do aluno egresso

O profissional que conclui o Curso de Letras nesta IES deverá estar qualificado para atuar:

Prioritariamente, nos níveis de ensino Fundamental e Médio, como professor de Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas e de Língua Inglesa e suas respectivas Literaturas;

Eventualmente, como: tradutor da Língua Inglesa; secretário executivo bilíngüe; redator em jornais; revisor oficial.

O profissional das letras, egresso desta IES, é absorvido pelo mercado principalmente como professor. Contudo, obtém no curso formação que lhe permite, também, a absorção pelo mercado de trabalho nas funções de tradutor-intérprete, redator, revisor e secretário, podendo atuar, eventualmente, em editoras, jornais, rádio e agências de publicidade.

Matriz Curricular

1º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
LET 274 Língua Portuguesa e Textualidade I 04 80
EDU 296 Metodologia do Estudo: Gêneros Acadêmicos 02 40
LET 209 Fé, Cidadania e Direitos Humanos 02 40
PSI 271 Psicologia do Desenvolvimento 04 80
LET 604 Introdução à língua latina 02 40
LET 446 Língua Inglesa I 04 80



2º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
EDU 243 Estudos dos Saberes Filosóficos 02 40
LET 275 Lingua Portuguesa: Fonologia e Morfologia 04 80 LET 274
LET 157 Teoria da literatura: abordagens críticas, gêneros e metodologia de análise literária 04 80
EDU 227 Elementos para o Estudo da Sociedade 02 40
LET 447 Língua Inglesa II 04 80 LET 446
LET 148 Linguística I: Introdução aos estudos linguísticos 04 80



8º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
LET 761 Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento 0 200
LET 285 Literaturas Africanas de Língua Portuguesa e Literatura Indígena 04 80
LET 417 Literatura Norte-Americana 02 40
LET 906 Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Médio II e Orientação de Estágio 05 120 LET 905
LET 916 Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa no Ensino Médio II e Orientação de Estágio 05 120 LET 915
LET 232 Linguística Aplicada e Multimodalidade 04 80
LET 996 Trabalho de Conclusão de Curso II 03 60



4º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
EDU 656 Língua Brasileira de Sinais 04 80
LET 276 Língua portuguesa: sintaxe e semântica do português I 04 80
EDU 779 Estrutura da Educação Brasileira 04 80
LET 126 Literatura Portuguesa: do Trovadorismo ao Simbolismo 04 80 LET 156
LET 449 Língua Inglesa IV 04 80 LET 448
LET 283 Literatura Brasileira: Lírica e Dramática 04 80 LET 157



3º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
EDU 720 Didática 04 80
LET 448 Língua Inglesa III 04 80 LET 447
LET 149 Linguística II: sintaxe e semântica 04 80
ADM 241 Normatização de Trabalhos Acadêmicos 02 40
ADM 164 Tecnologia da Informação e Comunicação 02 40
EDU244 Fundamentos Filosóficos da Educação 02 40
EDU228 Fundamentos Sociológicos da Educação 02 40



5º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
LET 277 Língua Portuguesa: sintaxe e semântica do português II 04 80
LET 450 Língua Inglesa V 04 80 LET 449
LET 284 Literatura Brasileira: Narrativa 04 80 LET 157
EDU196 Avaliação do Ensino e da Aprendizagem 04 80
EDU 188 Ética e Responsabilidade Social e Temas Transversais 04 80



7º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
LET 416 Literatura Inglesa 04 80
LET 905 Estágio Curricular Supervisionado de Língua Portuguesa no Ensino Fundamental II e Orientação de Estágio 05 120 LET215 E LET 216
LET 915 Estágio Curricular Supervisionado de Língua Inglesa no Ensino Fundamental II e Orientação de Estágio 05 120 LET 214
LET 995 Trabalho de Conclusão de Curso I 03 60
LET 606 Fundamentos da Educação Inclusiva 04 80
LET 270 Língua Portuguesa: Português Histórico 02 04



6º período
Cód. Disciplina Créd. C.H. Pré-Req. Professores
EDU 207 Educação Ambiental 04 80
LET 128 Literatura Portuguesa 04 80
LET 150 Linguística III: Pragmática e análise do discurso 04 80
LET 214 Didática do Ensino de Língua Inglesa 02 40 EDU 720
LET 246 Literatura Infanto-Juvenil 02 40
LET 215 Didática do Ensino de Língua Portuguesa 02 40
LET 216 Didática do Ensino de Literatura: Letramento literário 02 40



Corpo Docente

Alexandre Furtado de Albuquerque Correa

Mestre e Doutor em Teoria da Literatura UFPE(2007), Especialização em Psicopedagogia (CEPAI/UNICAP-2016) e em Psicomotricidade Relacional (ÍCONE/CIAR- em andamento), Graduação em Psicologia (FAFIRE-em andamento) e Direito pela UFPE(1993). Atualmente é professor lotado no Curso de Letras FACHO e professor adjunto - Departamento Letras UPE Mata Norte e do PROFLETRAS Mata Norte. Leciona em cursos de Especialização em Linguística Aplicada, Literatura Brasileira e Inglesa, Cultura Pernambucana. Pesquisa com ênfase em Estudos Culturais, Literatura Comparada e Transculturação. É membro do GPL Recife (Gabinete Português de Leitura), do IAGHP (Institudo Arqueológico Geográfico e Histórico Pernambucano). Atua como coordenador de Extensão.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1533457979102646

Ana Maria Maranhão Porto da Silveira

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1981), Mestra em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2005) e Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2008). Atualmente é professora, assessora, consultora e diretora de Pós Graduação no Norte e Nordeste da Faculdade Santa Fé, professora doutora na Excellence Assessoria e Consultoria Empresarial, na Escola Superior de Magistratura de Pernambuco e na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos temas concepções educacionais, gestão, aprendizagem, educação e democracia. Ministra nesta Instituições diversas disciplinas entre elas Metodologia Científica, Didática do Ensino Superior e Gestão Educacional.
Palestrante em vários eventos Nacionais e Internacionais e autora de livros e Artigos Científicos publicados no Brasil e na América do Sul.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3289841250326832

Anelilde Maria de Lima Farias

Possui graduação em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (1988), especialização na área de linguística aplicada ao ensino da Língua Portuguesa pela FAFIRE (2005). Possui mestrado em Linguística pela Univerdsidade Federal de Pernambuco (2011).


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2611446069382987

Angela Mendonça

Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Inglesa pela FAFIRE (2003).Especialista em Metodologia do Ensino Superior pela UNICAP (1992). Formada em Letras- Licenciatura Plena em Português e Inglês pela UNICAP (1991).


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6988016988117730

Áurea Maria Costa Rocha

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Educação da UFPE, na linha de pesquisa de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, possui mestrado em Formação de Professores pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Atualmente é Técnica de Assuntos Educacionais na Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio na Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado de Pernambuco. Pesquisa em Docência Universitária, Saberes Docentes, Identidade e Profissionalidade Docente


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3583616825908163

Darlene Seabra de Lira

Especialista em Educação Especial - Estudos Surdos - com graduação em Pedagogia - habilitação em Educação Especial / Magistério, Atualmente é professora no Curso Técnico de Tradução e Interpretação de Libras na Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8783256913537160

Eraldo Batista

Eraldo Batista possui graduação em Letras pela FAFIRE (2006), especialização na área de Linguística Aplicada ao Ensino da Língua Portuguesa pela FAFIRE (2007). É Mestre em Linguística pela UFPE (2010) e é doutorando em Linguística pela UFPE.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9044599886734583

Frederico José Machado da Silva

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), atualmente é coordenador do Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Possui graduação em Licenciatura Dupla em Letras Inglês Português pela Faculdade Frassinetti do Recife (2006) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura, Língua Portuguesa e literatura e ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro do século XIX, romantismo brasileiro, cultura, realismo brasileiro, realismo mágico e literatura latino-americana.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4677068057535979

Joelma Gomes dos Santos

Doutora (2014) e Mestra (2009) em Letras com ênfase em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Possui Licenciatura Plena em Letras com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa (2006) e suas respectivas literaturas. Tem experiência Docente no Ensino Superior nos níveis de graduação e pós-graduação (Especialização). Desenvolve pesquisas cujos principais focos de interesse são Teoria da Literatura, O Discurso Literário, as Literaturas Africanas de língua portuguesa, Romance Angolano, Narrativas de ficção, a curta ficção de José Luandino Vieira, a poesia angolana e a construção da identidade nacional. É revisora dos conteúdos inéditos dos escritores da União dos Escritores Angolanos - UEA. A dissertação de mestrado intitulada: O narratário: um estudo de seu papel na construção de João Vêncio: os seus amores, de José Luandino Vieira; de sua autoria, foi publicada em 2009, sob o selo da União dos Escritores Angolanos - UEA, em Angola.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9883545124746376

José Jacinto dos Santos Filho

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2016) e Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE (2007). Atua nas áreas de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Infanto-Juvenil, Leitura e Produção de Texto, Estilística. Desenvolve pesquisas em Literatura e intersemiose, Linguagem e ensino, Literatura e Fenomenologia do Imaginário e da Percepção.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8202202225998755

José Valdenito Feijó de Melo

Possui graduação em Curso Superior de Teologia para Padre pelo Instituto de Teologia do Recife (1979), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e graduação em Formação do Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO, Diretor da Escola Professor Cândido Pessoa do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na pessoa Humana (adolescente e adulto) e em Educação. Outrossim grande experiência na área Religiosa. Acadêmico do Curso de Direito pela Faculdade de Olinda - FOCCA. Doutorando em Psicanálise na Educação e Saúde - Doutorado Livre pela UNIDERC/FUNESO.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462629A0

Roberto José da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1985), graduação em licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE), Professor assistente da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e Professor Assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Tem experiência na área de Filosofia, Ética, Educação e Psicologia com ênfase em FILOSOFIA GERAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Ética, Ontologia e Educação.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2782356204470622

Suelany Christtiny Ribeiro Mascena

Doutoranda em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba. Durante o mestrado foi aluna bolsista da- CAPES com o projeto Memória e Tradição no Romance A Varanda do Frangipani de Mia Couto. Possui graduação em Letras- Inglês pela Fundação de Ensino Superior de Olinda- Funeso (2007). Atua nas seguintes áreas: literaturas africanas de língua portuguesa, literatura infantojuvenil, memória, tradição e oralidade.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5194660366821010

Viviane da Silva Gomes

Doutora em Linguística pela Universidade Federa da Paraíba, Mestre em teoria Literária pela UFPE, especializada em Literatura Brasileira e Graduada em Letras pela UNICAP.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1856087403118257

Wesler Cavalcanti Silvério da Rocha

Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife (2004). Possui especialização em Linguística aplicada ao ensino de Língua Espanhola e em Leitura, Produção e Avaliação de Textos (UFPE). Atualmente é professor da Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Professor de Língua Inglesa do Colégio Militar do Recife. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Línguas (Espanhol & Inglês) e em Leitura, Produção e avaliação de textos.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4219888U5

Zirlana Menezes Teixeira

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (2009), graduação em Formação de Psicologo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1987), graduação em Lic Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda na orientação de trabalhos de conclusão de curso, supervisão de estágio em Psicologia Organizacional e docência das disciplinas Psicologia Organizacional, Fundamentos do Humanismo, Fenomenologia e Existencialismo e Fundamentos Filosóficos da Educação. É professora convidada dos cursos de pós-graduação em Gestão de Pessoas na Faculdade de Filosofia de Caruaru e pós-graduação em Psicologia Organizacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: organização de trabalho, desenvolvimento humano, saúde mental, adoecimento no trabalho e andragogia.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1076648496006092

Eventos

Nossos Eventos

Notícias




I JORNIC da FACHO

FACHO - 17/04/2017

Desde hoje cedo (9h) a #Facho está sediando o I JORNIC, evento organizado pelo NEPE, núcleo que é coordenado pela Professora Dra. Sura Wanessa. O objetivo principal do Encontro é promover e incentivar a pesquisa e produção científica dos alunos dos diversos cursos da Facho. O evento irá acontecer até às 21h. #pesquisa #jornic

Revistas e Artigos




Crítica Literária: Conceito e Evolução

Cristina Botelho, Luciana Cavalcanti Ferreira - Travessia 2010

O presente artigo é o resultado de uma pesquisa bibliográfica, cuja finalidade é a discussão dos conceitos de crítica literária, sua evolução e as diversas abordagens críticas, desde o século XIX até o século XX. Trata-se de uma discussão que se propõe a esclarecer as semelhanças e divergências das diversas abordagens críticas, numa perspectiva evolutiva que vai de Sainte-Beuve a Bakhtin.

XI Encontro sobre o Ensino de Língua e Literatura

XI EELL - Revista

Estudos Constrativos dos Dialetos Baianos e Pernambucanos

Daniele dos Santos Lima - Travessia 2010

Este artigo analisa os dialetos baianos e pernambucanos. Apresentamos o resultado do estudo contrastivo dos dialetos baianos e pernambucanos, tomando como referência as cidades de Salvador e do Recife, a fim de auxiliar o trabalho com a variação diatópica em sala de aula. Para tal, tivemos como corpus os dicionários do Baianês e do Pernambuquês, de Nivaldo Lariú e Bertrando Bernardino, nos quais foram pesquisados os dialetos baianos e pernambucanos. Nessa etapa, o referencial teórico está baseado nos estudos de Mário Marroquim (2008), Ilari e Basso (2007), Maurizio Gnerre (1998), Ferreira e Cardoso (1994) além dos PCN. A metodologia usada para este trabalho está baseada em leituras de livros e artigos relacionados à variação diatópica, dialetologia, ocupação histórica das duas cidades estudadas (Salvador e Recife) representando os respectivos estados, além da análise dos dialetos e expressões populares encontrados nos dicionários do Baianês e do Pernambuquês.

A Inclusão pela Via da Leitura: Uma Proposta de Aprendizado aos Educandos Surdos

Viviane da Silva Gomes - Travessia 2010

Objetiva-se com este artigo destacar uma proposta para a ampliação da leitura interpretativa de textos poéticos pelos educandos surdos, do Ensino Fundamental, Médio e Graduação, em virtude da ausência de uma situação didática que permita a esses educandos a oportunidade de compreender o imaginário poético com suas imagens metaforizadas. Para o desenvolvimento desta pesquisa, recorremos à teoria do antropólogo francês Gilbert Durand.

Análise Crítica do Poema Manucure de Mário de Sá-Carneiro

Prof. Jurandir Ferreira Dias Júnior - Travessia 2009

Mário de Sá-Carneiro foi extremamente melancólico na maior parte da suas produções literárias. No extenso poema Manucure, que ora analisamos, Sá-Carneiro apresenta especificidades modernistas, apesar de ser um grande expoente do Simbolismo. Este trabalho elenca os resultados de nossa análise formal e conteudística do poema em toda sua extensão.

Escolas de Referências: Mudança de Paradigma na Educação

Viviane da Silva Gomes - Travessia 2009

Objetiva-se, com este artigo destacar a relevância da Escola de Referência em Ensino Médio para os educandos da rede estadual de ensino no Estado de Pernambuco. Para isso, registraram-se as dificuldades detectadas pelos órgãos públicos resultantes do baixo índice dos estudantes nas avaliações nacionais. No desenvolvimento, verificou-se a origem dos Centros Experimentais e a influência dos mesmos para a implantação das escolas de Referência, como também outros fatores desencadeadores da inclusão e da multiplicação desse modelo educacional, fundamentado na Tecnologia Empresarial Aplicada à Educação, explicitada pela professora Ivaneide Áurea de Amorim Pereira de Lima e pela Pedagogia da Presença e Protagonismo Juvenil, teorizados pelo autor Antônio Carlos Gomes da Costa.

A Poética, a Poesia, o Poema: Revendo e Discutindo Conceitos

Cristina Botelho - Travessia 2009

Em A poética, a poesia, o poema: revisando conceitos, discutem-se os diversos sentidos que os três termos assumem de acordo com as diferentes abordagens teóricas, desde A Poética de Aristóteles até à contemporaneidade. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que permite perceber quão semelhantes e divergentes são os sentidos que essas palavras assumem nos diferentes contextos em que são usadas. Para isso, realizou-se uma leitura analítica dos principais autores que, em abordagens teóricas diferentes, buscaram discutir a semântica dos signos mencionados. Dentre as abordagens, destacaram-se a intuitiva de Benedetto Croce e de Emil Staiger, a dos formalistas russos, dos estruturalistas e semióticos, além dos pontos de vista de Alfredo Bosi, Octavio Paz e Janilto Andrade. Trata-se de um assunto aparentemente simples, mas que é de suma importância para se perceber os meandros dos fenômenos literários, uma vez que o uso dessa terminologia nem sempre ocorre com valor semântico determinado.

A Crítica Escrita: Uma Nova Abordagem da Literatura

Cristina Botelho - Travessia 2008

A crítica-escritura, abordagem teórica, motivo do presente artigo, refere-se principalmente à relação íntima que se estabelece entre o fazer literário e o fazer crítico. Este artigo versa sobre essa abordagem teórica da literatura, cujo princípio básico é a comprovação de uma corrente crítica que defende a fusão do discurso científico com o discurso artístico, isto é, parte do princípio de que criação literária e a crítica dessa criação convivem num mesmo discurso. Tomaram-se as teorias de Roland Barthes e de Leyla Perrone-Moisés como esteios para compreensão dessa nova visão da literatura.

Galerias

Confira a nossa galeria de eventos

fechar
fechar