Informações Gerais
Sobre o curso de Pedagogia
A pedagogia é o estudo teórico e prático das questões da educação, a qual é concebida como um processo de desenvolvimento integral que visa humanizar, personalizar, libertar e socializar o homem.
Hoje a educação é reconhecida como CAPITAL HUMANO, portanto, ferramenta decisiva para o crescimento econômico.
Nesse contexto valorativo educacional, desponta o pedagogo, que operacionaliza o processo educativo, como um direito de todos e um dever da família e do Estado.
Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura
A contemporaneidade acena para a necessidade de um curso que possibilite a construção de conhecimentos, habilidades e valores, em interação com a realidade e articulando a teoria à prática.
Possibilidade de atuação do Pedagogo
- Docência na Educação Especial.
- Docência no Normal Médio
- Cursos de Educação Profissional
- Docência na Educação de Jovens e Adultos.
- Docência na Educação Infantil
- Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Coordenação Pedagógica
- Gestão Escolar
- Secretaria Escolar
- Pesquisa Educacional
Estrutura Curricular
O curso de Pedagogia da FACHO está estruturado em três núcleos de ensino.
I - Núcleo de Estudos Básicos com 2.800 horas de atividades formativas.
II - Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos com 300h de Estágio Supervisionado.
III - Núcleo de Estudos Integradores com 100 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas.
A carga horária total do curso é de 3.560 horas com duração de oito período letivos, equivalentes a quatro anos.
Coordenação do Curso
Coordenadora: Prof. Esp. Vera Lúcia Santiago de Lima.
fale com a coordenação do curso: coordenacaopedagogia@facho.br
Perfil de Egresso
Conheça o perfil do aluno egresso
Hoje há uma nova cultura profissional em relação às funções de professor, pois estas não se restringem exclusivamente à docência e sim a um universo mais amplo de ações. Tais ações se traduzem na capacidade para interpretar a relação entre a educação e o contexto social, compreender a prática pedagógica como produção histórica, construir e reconstruir o saber – fazer pedagógico a partir das necessidades e desafios que o processo ensino-aprendizagem coloca enquanto prática social. O Curso de Pedagogia trata do campo teórico-investigativo da educação, do ensino, das aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social.
Desse ponto de vista, o perfil do graduado em Pedagogia, deve contemplar consistente formação teórica, envolvendo diversidade de conhecimentos e de práticas que se articulam ao longo do curso.
O delineamento do perfil do profissional / professor, licenciado no Curso de Pedagogia da FACHO, resulta da abrangência do seu campo de atuação e serve de referência básica para a definição das competências necessárias ao exercício da profissão. Por conseguinte o egresso do Curso de Pedagogia da FACHO, deverá estar apto para apresentar as seguintes características:
1. Ter uma sólida formação de conteúdos na sua área específica.
2. Compreender o processo de construção e apropriação do conhecimento numa visão contextualizada, a fim de orientar, coordenar e avaliar o processo ensino aprendizagem, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
3. Assumir uma relação pedagógica comunicacional e interativa com o aluno, compreendendo e lidando com as diferenças individuais no interior da diversidade cultural cotidiana.
4. Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
5. Trabalhar em espaços escolares e não escolares, na produção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.
6. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, raciais, classes sociais e religiões.
7. Participar da elaboração, desenvolvimento e avaliação de propostas pedagógicas e organizacionais da instituição escolar e também não escolares.
8. Articular as teorias pedagógicas e curriculares no processo ação – reflexão – ação, envolvendo a docência.
9. Analisar situações educativas e de ensino e realizar pesquisa, de modo a produzir conhecimentos teóricos e práticos nas áreas científica e pedagógica
10. Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares.
11. Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe favorecendo o diálogo.
12. Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade.
13. Articular e integrar saberes e processos investigativos nos diversos campos do conhecimento, visando à formação do cidadão, voltada para a superação de exclusão sociais, ético-raciais, econômicas, religiosas e políticas.
14. Incorporar tecnologias de informação e comunicação ao planejamento e às práticas educativas.
15. Gerir seu próprio processo de formação continuada.
Corpo Docente
Adilson de Castro Chaves
Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1979), Especialização em metodologia do ensino superior pela fundação do ensino superior de olinda, Especialização em ensino de química pela universidade estadual do ceará e Doutorado em Engenharia Química ( Biotecnologia) pela Universidade Técnica de Lisboa (2000). Atualmente é Professor - secretaria de educação do estado de Pernambuco, Professor das Faculdades Facho, Joaquim Nabuco e Faculdade Santa Helena, Professor adjunto da Universidade de Pernambuco e avaliador de curso e institucional do INEP / MEC. Possui vivência em gestão escolar atuando como diretor acadêmico da Fundação do Ensino Superior de Olinda e em coordenação de Concursos Públicos atuando como coordenador Pedagógico da SISMETA. É membro do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (SUSTENTE). Tem experiência na área de Biotecnologia e de Educação, com ênfase em Bioquímica, Biofisica, Microbiologia, Matemática, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Semonários de Monografia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Schistosoma mansoni, Purificação de Proteínas de interesse Imunológico, Ecologia de Sistemas Marinhos, Proteínas Recombinantes e Educação. Ensino de: Quimica, Bioquimica, Matemática, Biofísica, Microbiologia, Metodologia da Pesquisa, Metodologia Científica e Orientação de trabalho Científico.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4709967Y3
Ana Maria Maranhão Porto da Silveira
Graduada em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1981), Mestra em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2005) e Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2008). Atualmente é professora, assessora, consultora e diretora de Pós Graduação no Norte e Nordeste da Faculdade Santa Fé, professora doutora na Excellence Assessoria e Consultoria Empresarial, na Escola Superior de Magistratura de Pernambuco e na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos temas concepções educacionais, gestão, aprendizagem, educação e democracia. Ministra nesta Instituições diversas disciplinas entre elas Metodologia Científica, Didática do Ensino Superior e Gestão Educacional.
Palestrante em vários eventos Nacionais e Internacionais e autora de livros e Artigos Científicos publicados no Brasil e na América do Sul.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3289841250326832
Áurea Maria Costa Rocha
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Educação da UFPE, na linha de pesquisa de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, possui mestrado em Formação de Professores pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Atualmente é Técnica de Assuntos Educacionais na Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio na Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado de Pernambuco. Pesquisa em Docência Universitária, Saberes Docentes, Identidade e Profissionalidade Docente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3583616825908163
Claudia Rejane Lemos
Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); Título de especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2004). Título de especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1996). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1994). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1988). Docente titular do curso de Fonoaudiologia da Fundação de Ensino Superior de Olinda, desde 2000. Representante dos docentes na Comissão Própria de Avaliação da Funeso - CPA, determinada pelo INEP. Experiência em clínica fonoaudiológica desde 1989 e em clínica psicológica desde 1995, ambas em consultório particular. Atualmente é conselheira efetiva do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região, gestão 2016 a 2019. Interesse nos temas: linguagem, autismo, psicanálise e educação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1356456467713305
Darlene Seabra de Lira
Especialista em Educação Especial - Estudos Surdos - com graduação em Pedagogia - habilitação em Educação Especial / Magistério, Atualmente é professora no Curso Técnico de Tradução e Interpretação de Libras na Escola Técnica Estadual Almirante Soares Dutra.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8783256913537160
Edite Vieira de Melo Silva
Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) , especialização em Educação Matemática - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (1999) e mestrado em Biometria - Estatística Aplicada, UFRPE (2002). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciência Humanas de Olinda (FACHO), da Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino (SOPECE), atuando como professora Formadora nos cursos a distância do IFPE.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3363352155978039
Frederico José Machado da Silva
Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), atualmente é coordenador do Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Possui graduação em Licenciatura Dupla em Letras Inglês Português pela Faculdade Frassinetti do Recife (2006) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura, Língua Portuguesa e literatura e ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro do século XIX, romantismo brasileiro, cultura, realismo brasileiro, realismo mágico e literatura latino-americana.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4677068057535979
Joelma Gomes dos Santos
Doutora (2014) e Mestra (2009) em Letras com ênfase em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Possui Licenciatura Plena em Letras com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa (2006) e suas respectivas literaturas. Tem experiência Docente no Ensino Superior nos níveis de graduação e pós-graduação (Especialização). Desenvolve pesquisas cujos principais focos de interesse são Teoria da Literatura, O Discurso Literário, as Literaturas Africanas de língua portuguesa, Romance Angolano, Narrativas de ficção, a curta ficção de José Luandino Vieira, a poesia angolana e a construção da identidade nacional. É revisora dos conteúdos inéditos dos escritores da União dos Escritores Angolanos - UEA. A dissertação de mestrado intitulada: O narratário: um estudo de seu papel na construção de João Vêncio: os seus amores, de José Luandino Vieira; de sua autoria, foi publicada em 2009, sob o selo da União dos Escritores Angolanos - UEA, em Angola.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9883545124746376
José Valdenito Feijó de Melo
Possui graduação em Curso Superior de Teologia para Padre pelo Instituto de Teologia do Recife (1979), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e graduação em Formação do Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO, Diretor da Escola Professor Cândido Pessoa do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na pessoa Humana (adolescente e adulto) e em Educação. Outrossim grande experiência na área Religiosa. Acadêmico do Curso de Direito pela Faculdade de Olinda - FOCCA. Doutorando em Psicanálise na Educação e Saúde - Doutorado Livre pela UNIDERC/FUNESO.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462629A0
Letícia Rameh Barbosa
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente professora titular da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Faculdade de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, Educação de Jovens e Adultos, alfabetização, ensino, movimento de cultura popular e educação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6799927161912067
Maria de Fátima de Carvalho Falcão
Possui graduação em Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1975) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1978). Atualmente é professor adjunto da Universidade Católica de Pernambuco, professora Titular da Focca - Faculdade de Olinda, professor assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-FACHO. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, Direito Penal e Direito Educacional atuando principalmente nos seguintes temas: violência, prova, aborto, anencefalia e crimes hediondos, Lei do Tóxico, Bullyng e na área de Sociologia aplicada à educação e à saúde.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772444D2
Maria Mirtes Magalhães Viturino
Mestra em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. (Conclusão Janeiro/2017) Linha de Pesquisa: Família, Gênero e Interação Social, tendo concluído a pesquisa intitulada: "A Função do Avô na Família Monoparental Feminina". Especialista em Turismo pela Estácio de Sá - FIR. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Psicóloga Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO e Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente das disciplinas: Gestão de Pessoas e Psicologia Aplicada à Administração no Curso de Administração e Psicologia da Aprendizagem no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Experiência como Docente no Senac, Sebrae e Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO no Curso de Turismo, lecionando a disciplina Meios de Hospedagem. Trabalhou na Seleção da Equipe do Hotel Ibis Recife Aeroporto. Experiência na área de Administração como Gerente Geral na Gestão de Empreendimentos Hoteleiros, com ênfase na Gestão de Pessoas, Reservas, Recepção, Governança, Alimentos & Bebidas e Eventos. Psicóloga Clínica. Orientação Profissional de Jovens e Reorientação de Carreiras de Adultos. Experiência na gestão de Pet Shop responsável pela implantação do desenho, análise e descrição de cargos; budget; cultura organizacional; identidade da marca; relacionamento com clientes; relacionamento com parceiros; plano de marketing.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1424651619907261
Norma Pinheiro de Vasconcellos
Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1986) . Atualmente é Parcial da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Membro de corpo editorial da Com Texto. Atuando principalmente nos seguintes temas: Representação Social, Supervisão Escolar.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8844803738136872
Roberto José da Silva
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1985), graduação em licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE), Professor assistente da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e Professor Assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Tem experiência na área de Filosofia, Ética, Educação e Psicologia com ênfase em FILOSOFIA GERAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Ética, Ontologia e Educação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2782356204470622
Rosangela Vieira Dornelas Câmara Paes
Trabalha na área de Psicologia Clínica e Psicologia do Esporte, Mestra na área de Ciências da Religião pela UNICAP - PE, Professora do curso de Psicologia da FACHO-OLINDA/PE e FPS-RECIFE/PE. Coordenadora do curso de pós-graduação em Terapia Cognitiva-Comportamental da FACHO/OLINDA. Psicóloga Esportiva da Equipe de Basquete Feminino Uninassau. Psicóloga Esportiva da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno/ Pernambuco.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Catolica de PE (2001); cursou a disciplina de Psicologia do Esporte na Escola Superior de Educação Física (2002), Pós-graduada em Treinamento Desportivo pela UniFMU no Estado de São Paulo (2003) e cursou a disciplina do Mestrado em Psicologia Clínica: Cultura e Subjetividade pela Universidade Católica de Pernambuco (2005). Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental na FAFIRE/PE (2013). Tem experiência na área Clínica e na área de Psicologia do Esporte realizando Intervenções Psicológicas em grupos e atendimentos individuais em atletas de alto rendimento. Desde 2001 é consultora na área de Psicologia do Esporte trabalhando em Associações Esportivas, Federações e Clubes no Estado de Pernambuco. Campeã da Liga de Basquete Feminina (LBF) 2012/2013 e vice campeã da LBF 2013/2014 e 2014/2015, fazendo parte da Equipe Multidisciplinar de basquete feminino do Sport Club do Recife como Psicóloga Esportiva.
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/6442161984494484
Suelany Christtiny Ribeiro Mascena
Doutoranda em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco. Mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba. Durante o mestrado foi aluna bolsista da- CAPES com o projeto Memória e Tradição no Romance A Varanda do Frangipani de Mia Couto. Possui graduação em Letras- Inglês pela Fundação de Ensino Superior de Olinda- Funeso (2007). Atua nas seguintes áreas: literaturas africanas de língua portuguesa, literatura infantojuvenil, memória, tradição e oralidade.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5194660366821010
Tatiana Soares
Pesquisadora do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste - CETENE. Doutora e Mestre em Bioquímica e Fisiologia pela Universidade Federal de Pernambuco -UFPE. Especialista em Análises Clínicas - UNITAU e graduada em Bach. Ciências Biológicas pela Universidade de Pernambuco - UPE. Trabalha atualmente com nano e fitoinseticidas com atividade sobre inseto praga.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2942937376813457
Vera Lúcia Santiago de Lima
Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco (1971) e pós-graduação lato sensu pela Faculdade de Filosofia do Recife em Planejamento e Administração Escolar. Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e professora titular desta Instituição. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, currículo, aprendizagem, legislativo e institucional.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9057924953443985
Viviane da Silva Gomes
Doutora em Linguística pela Universidade Federa da Paraíba, Mestre em teoria Literária pela UFPE, especializada em Literatura Brasileira e Graduada em Letras pela UNICAP.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1856087403118257