Cursos

- Psicologia

Informações Gerais

Formação de Psicólogo

Em 1979, a Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO recebeu autorização para iniciar o curso de Formação de Psicólogos. Desde então, tem se prestado um excelente serviço à sociedade pernambucana, especialmente à olindense.

A FACHO tem como meta formar Psicólogos éticos e comprometidos com a transformação social e a promoção de saúde.

Através de uma formação integral buscamos oferecer uma formação acadêmica sólida que desperte a sensibilidade para promoção dos direitos humanos e da responsabilidade social.

Vagas e Turnos

São 175 vagas anuais, sendo 60 (sessenta) vagas na primeira entrada, no período da tarde e da noite.

O período vespertino funciona das 13h30 às 18h, de segunda a sexta-feira. O período noturno funciona das 18h15 às 22h, também de segunda a sexta-feira, com aulas em alguns sábados.

Salas e Laboratórios

Oferecem aos alunos um ambiente aconchegante e confortável, possibilitando um clima agradável, são espaçosos, climatizados e equipados com multimídias conectadas à internet.

Contamos também com uma moderna biblioteca adequada às atividades individuais e em grupo.

O curso de Psicologia

A escolha profissional pela psicologia é muito promissora para aqueles que almejam trabalhar em prol da melhoria da qualidade de vida.

A formação de Psicólogo em atendimento às exigências do Ministério da Educação tem um caráter generalista, podendo atuar nas: Escolas, Hospitais, Organizações, Clínicas, Órgãos Jurídicos, Comunidades, Esporte; além da possibilidade de ser um pesquisador.

A licenciatura em psicologia é outra possibilidade de formação em psicologia oferecida desde 1973. O Licenciado em Psicologia é um profissional habilitado para o ensino em Cursos Profissionalizantes do Normal Médio.

Coordenação do Curso


Coordenadora: Profa. Ma. Verônica Chaves Carrazzone

Fale com a coordenação do Curso: coordenacaopsicologia@facho.br

Perfil de Egresso

Conheça o perfil do aluno egresso

O profissional que conclui o Curso de Psicologia nesta Faculdade, na habilitação Formação de Psicólogo, deverá estar qualificado para:

- Assumir uma postura científica frente ao conhecimento da Psicologia, avaliando crítica e continuadamente sua prática;

- Identificar as bases epistemológicas que fundamentam a sua ação profissional;

- Conhecer e aplicar adequadamente teorias e métodos da Psicologia;

- Compreender, utilizar e avaliar as possibilidades de intervenção profissional em diferentes contextos, contemplando valores éticos, morais e sociais;

- Identificar e diagnosticar problemas e necessidades da comunidade, intervindo na sua solução;

- Mostrar-se competente para as ações necessárias diante do inusitado, do novo, utilizando-se criticamente das teorias de sustentação de suas práticas, de modo a criar novas possibilidades para um fazer comprometido com as questões apontadas pelo sistema social e com a promoção da cidadania;

- Promover a saúde mental no conjunto social, valorizando a necessidade de uma análise crítica do contexto histórico, sócio-econômico e cultural, reconhecendo suas variáveis importantes, para que se possa entender a organização do comportamento nacional e, mais especificamente, do regional;

- Desenvolver um trabalho coletivo, no sentido de um “fazer junto”, coerente com o contexto profissional, onde se faz necessária uma atuação interdisciplinar, considerando, no entanto, sua função específica;

- Atuar com perfil generalista nos processos educacionais, psicossociais, clínicos, de avaliação e em prevenção e promoção de saúde;

- Contribuir para a promoção da saúde e transformação da realidade no seu campo de atuação; Refletir ética e criticamente sobre a psicologia como ciência e profissão;

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PPC

Atenção

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Matriz Curricular

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Corpo Docente

Alexandre Furtado de Albuquerque Correa

Mestre e Doutor em Teoria da Literatura UFPE(2007), Especialização em Psicopedagogia (CEPAI/UNICAP-2016) e em Psicomotricidade Relacional (ÍCONE/CIAR- em andamento), Graduação em Psicologia (FAFIRE-em andamento) e Direito pela UFPE(1993). Atualmente é professor lotado no Curso de Letras FACHO e professor adjunto - Departamento Letras UPE Mata Norte e do PROFLETRAS Mata Norte. Leciona em cursos de Especialização em Linguística Aplicada, Literatura Brasileira e Inglesa, Cultura Pernambucana. Pesquisa com ênfase em Estudos Culturais, Literatura Comparada e Transculturação. É membro do GPL Recife (Gabinete Português de Leitura), do IAGHP (Institudo Arqueológico Geográfico e Histórico Pernambucano). Atua como coordenador de Extensão.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1533457979102646

Ana Cláudia Alexandre da Silva

Mestre em Psicologia pela UFPE; Consultora Organizacional em Eficácia Profissional - por Valença & Associados - Empresa conveniada ao SYMLOG Consulting Group ? San Diego, USA; Graduada em Psicologia; Professora Universitária: Cursos de Graduação e Pós-Graduação, na Área de Psicologia, Recursos Humanos, Gestão Estratégica, de Pessoas e Educação; Coordenadora do Núcleo de Apoio ao Discente (para alunos com necessidades especiais), Auditora Interna do Sistema de Gestão da Qualidade; Presta consultoria na Área de Recursos Humanos, Gestão Estratégica e de Pessoas para empresas como: AMBEV, SESI, MMartan, FROMPET, ALMEC, Iogurte ISIS, Cafeteria São Braz, Shopping Paço Alfândega, Tron Controles Elétricos, MIRATEC, MOVITORQUE, Carol Esportes, Thot Brasil, Diaguiar Mármores e Granitos, Líber Terceirização de mão-de-obra, PROLEV do Brasil, CHESF: Recife, Salvador, Sobradinho, Teresina, Campina Grande, Maceió, Natal, Fortaleza; Grupo Cesar: Estofados Cesar e Colchões Anatomic, dentre outros.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8472176536161061

Ana Cristina Emerenciano Alcoforado Fonsêca

Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Especialização em Psicologia da Educação pela FAFIRE e Psicologia Clínica pela FACHO. Formação em Psicanálise no Centro de Estudos Freudianos do Recife. Mestrado em Psicologia pela UFPE. Atualmente é assessora técnica da Secretaria de Educação de Olinda onde coordena o Programa de Educação Integral do município, e professora auxiliar da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise, atuando principalmente nos seguintes temas: psicanálise e adolescência, educação integral, psicologia escolar.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7465790693776024

Ana Izabel Gomes Corrêa

Possui graduação em Formação de Psicólogo pela Universidade Católica de Pernambuco (1972). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicanálise.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4626914064478289

Ana Katarina Leimig Saraiva de Melo

Bacharelado em Direito pela Faculdade de Direito de Olinda- AESO (2004), Pós Graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Faculdade Damas (2009). Graduada em Psicologia pela Faculdade Boa Viagem- FBV-IMIP- Mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco, Pós Graduação em Neuropsicologia pela Faculdade Pernambucana de Saúde - IMIP. Docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), Atua como Psicóloga Clínica e Neuropsicóloga com atendimento de Adulto, Casal, Idoso e Avaliação Psicológica, Neuropsicológica e Vocacional.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8325247631225156

Ana Maria Maranhão Porto da Silveira

Graduada em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1981), Mestra em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2005) e Doutora em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2008). Atualmente é professora, assessora, consultora e diretora de Pós Graduação no Norte e Nordeste da Faculdade Santa Fé, professora doutora na Excellence Assessoria e Consultoria Empresarial, na Escola Superior de Magistratura de Pernambuco e na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos temas concepções educacionais, gestão, aprendizagem, educação e democracia. Ministra nesta Instituições diversas disciplinas entre elas Metodologia Científica, Didática do Ensino Superior e Gestão Educacional.
Palestrante em vários eventos Nacionais e Internacionais e autora de livros e Artigos Científicos publicados no Brasil e na América do Sul.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3289841250326832

Ana Paula Monteiro Ferreira Ximenes

Graduada em Psicologia pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR (1993) e em Serviço Social pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (1992); Especialista em Psicopedagogia (UPE/1999). Possui Mestrado (2005) e Doutorado (2010) em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS (2016). Membro do Núcleo Docente Estruturante - NDE do curso de Psicologia da Facho desde 2010. Foi pesquisadora do Núcleo de pesquisa da Argumentação (NupArg) cadastrado no Diretório de Grupos de pesquisa/CNPq sob a orientação da profª Drª Selma Leitão Santos. Foi Professora substituta do Departamento de Psicologia e Orientação Educacional - DPOE-UFPE. Sua atividade de pesquisa focaliza os processos de ensino-aprendizagem na construção do conhecimento; e a Terapia Cognitiva Comportamental. Membro da Associação de Terapias Cognitivas do Estado de Pernambuco ATC-PE (gestão 2015-2018). Docente de cursos de Pós Graduação. Terapeuta Cognitivo Comportamental (FPS - 2016).


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5485269587486269

Áurea Maria Costa Rocha

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Educação da UFPE, na linha de pesquisa de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, possui mestrado em Formação de Professores pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Atualmente é Técnica de Assuntos Educacionais na Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio na Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado de Pernambuco. Pesquisa em Docência Universitária, Saberes Docentes, Identidade e Profissionalidade Docente


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3583616825908163

Claudia Rejane Lemos

Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); Título de especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2004). Título de especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1996). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1994). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1988). Docente titular do curso de Fonoaudiologia da Fundação de Ensino Superior de Olinda, desde 2000. Representante dos docentes na Comissão Própria de Avaliação da Funeso - CPA, determinada pelo INEP. Experiência em clínica fonoaudiológica desde 1989 e em clínica psicológica desde 1995, ambas em consultório particular. Atualmente é conselheira efetiva do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região, gestão 2016 a 2019. Interesse nos temas: linguagem, autismo, psicanálise e educação.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1356456467713305

Dyana Leal Veras

Possui graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e mestrado em Medicina Tropical pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Microbiologia, Imunologia, Saúde Pública, Biologia celular e Molecular com ênfase em Genética de microrganismos.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7193283471119466

Edite Vieira de Melo Silva

Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) , especialização em Educação Matemática - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (1999) e mestrado em Biometria - Estatística Aplicada, UFRPE (2002). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciência Humanas de Olinda (FACHO), da Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino (SOPECE), atuando como professora Formadora nos cursos a distância do IFPE.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3363352155978039

Fabiane Mônica da Silva Gonçalves

Possui bacharelado e licenciatura em Psicologia pela Faculdade de Ciência Humanas de Olinda FACHO, especialista em ações interventivas em Psicologia Clínica - FACHO, Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, faz parte do grupo de pesquisa em Narrativa, Cultura e Desenvolvimento pela UFPE, ligado ao programa de pós-graduação em Psicologia Cognitiva com a orientação da Professora Drª. Luciane De Conti.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0711429774979715

Guiomar Marques Gouveia de Melo

Graduação de Formação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978), Licenciatura em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1979), Bacharel em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1977). Aperfeiçoamento em Teorias da Psicologia Clínica pela Universidade Federal de Pernambuco (1983). Mestrado em Psicologia Clínica, na área de Psicanálise e Psicopatologia Fundamental, pela Universidade Católica de Pernambuco (2001). Concursada pela Secretaria de Saúde da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR) em 2003, exercendo a função de psicóloga e supervisora de estágio em transtorno psíquico no CAPS José Carlos Souto. Professora convidada da disciplina Bioética e Humanização no Hospital do Curso de Pós-graduação em Psicologia Clínica Hospitalar da Faculdade Frassinete do Recife (FAFIRE). Atualmente é professora titular da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda no Departamento de Psicologia e da Pós-graduação em Musicoterapia e Psicologia Jurídica . Tem experiência na área de Psicoterapia, com ênfase no tratamento e prevenção de transtornos psíquicos e de deficiência no processo de adaptação social.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7390138279827208

Helena Maria Ribeiro Fernandes

Mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal de Pernambuco (2006), Especialização Latu Sensu em Intervenção Psicossocial no Judiciário pela UFPE (1999) , pós-graduação em Intervenção Psicossocial Sistêmica junto às Famílias pela UFPE(2000), graduação em Psicologia pela Faculdade Frassinete do Recife (1977) e em Jornalismo pela Universidade Católica de Pernambuco (1975). Representante no Brasil da Asociacion Iberoamericana de Psicologia Juridica y Forense, membro da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica. Chefiou o Centro de Apoio Psicossocial do Tribunal de Justiça de Pernambuco durante 13 anos, até 2005. Docente, orientadora de estágio em Psicologia Jurídica e coordenadora dos cursos de Especialização em Intervenção Psicossocial Jurídica na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda .Experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica, Jurídica e Gestão de Pessoas, atuando principalmente nas seguintes áreas: família, conciliação, mediação e qualidade de vida.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7574041969742227

Isis Maria de Barros Rodrigues

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (1972)e Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1987). Desde 1990 é professor supervisor de estágio na Clínica-Escola da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e coordena o Serviço de Atendimento ao Cliente.Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1861342395353904

Ivania Maria da Silva

Atualmente é professora assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda, atuando como supervisora de estágio curricular. Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Testes Psicológicos.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4347394651389987

Joelma Gomes dos Santos

Doutora (2014) e Mestra (2009) em Letras com ênfase em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Possui Licenciatura Plena em Letras com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa (2006) e suas respectivas literaturas. Tem experiência Docente no Ensino Superior nos níveis de graduação e pós-graduação (Especialização). Desenvolve pesquisas cujos principais focos de interesse são Teoria da Literatura, O Discurso Literário, as Literaturas Africanas de língua portuguesa, Romance Angolano, Narrativas de ficção, a curta ficção de José Luandino Vieira, a poesia angolana e a construção da identidade nacional. É revisora dos conteúdos inéditos dos escritores da União dos Escritores Angolanos - UEA. A dissertação de mestrado intitulada: O narratário: um estudo de seu papel na construção de João Vêncio: os seus amores, de José Luandino Vieira; de sua autoria, foi publicada em 2009, sob o selo da União dos Escritores Angolanos - UEA, em Angola.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9883545124746376

José Jacinto dos Santos Filho

Doutor em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (2016) e Mestre em Teoria da Literatura pela UFPE (2007). Atua nas áreas de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira, Literatura Portuguesa, Literatura Infanto-Juvenil, Leitura e Produção de Texto, Estilística. Desenvolve pesquisas em Literatura e intersemiose, Linguagem e ensino, Literatura e Fenomenologia do Imaginário e da Percepção.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8202202225998755

José Valdenito Feijó de Melo

Possui graduação em Curso Superior de Teologia para Padre pelo Instituto de Teologia do Recife (1979), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e graduação em Formação do Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO, Diretor da Escola Professor Cândido Pessoa do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na pessoa Humana (adolescente e adulto) e em Educação. Outrossim grande experiência na área Religiosa. Acadêmico do Curso de Direito pela Faculdade de Olinda - FOCCA. Doutorando em Psicanálise na Educação e Saúde - Doutorado Livre pela UNIDERC/FUNESO.


Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462629A0

Karla Fabiana Figueiredo Luna de Menezes

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (2002); especialização em Psicologia Hospitalar pelo GPH/PE, Especialização em Intervenções em Psicologia Clínica e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Oficial Técnica Temporária da Reserva do Exercito Brasileiro. Psicóloga do projeto de assistência ao adolescente - da Prefeitura Municipal do Jaboatão dos Guararapes, Psicóloga do Estado de Pernambuco e Consultório particular. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Tratamento, Avaliação e Prevenção Psicológica. Doutoranda em Psicologia Clínica na Linha de Pesquisa de Família, Gênero e Interação Social, da Universidade Católica de Pernambuco.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4684670921390029

Ladjane de Fátima Ramos Caporal

Possui graduação em Licenciatura e formação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1991), Mestre em Extensão Rural e Desenvolvimento Local, pela UFRPE, MBA em gestão de Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas e especialização em psicologia clínica de abordagem analítica pela Universidade Católica de Pernambuco . Atuou por mais de 5 anos na clínica de adulto, criança e adolescente e por mais de 20 anos junto a projetos de Desenvolvimento Rural Sustentável em vários estados do Brasil, também atuou como professora temporária da UFRPE, professora da pós-graduação da FACHO e supervisora de clínica comunitária da FAFIRE.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2906870177522167

Luciana Melo de Souza Leão

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2000) e Mestre em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (2005). Atualmente é Sanitarista do Hospital das Clínicas da UFPE, integra o Núcleo Acadêmico de Prevenção à Violência e Promoção da Saúde - unidade do NUSP e desenvolve ações de educação em saúde junto a gestantes adolescentes e acompanhamento psicológico de crianças e adolescentes no setor de Saúde Mental. Foi professora substituta do Departamento de Medicina Social da UFPE (2007-2009) e desde o primeiro semestre de 2010 é professora do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - Facho.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0846489156982547

Marcia Barbosa de Santana

Profissional Graduada em Psicologia,com formação pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda. Atualmente contrato pela Faculdade Integradas Barros Melo (AESO), professora de avaliação psicológica na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(FACHO), Sócia Gerente da Empresa Acão Assessoria e Gestão em Recursos Humanos LTDA. Desenvolvendo Atividades em Avaliação Psicologica, Cursos,Avaliação e Orientação Profissional.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2286705071861742

Marcos Antonio de Andrade Nunes

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1978) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2007). Professor assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Coordenador do curso de Especialização em Psicolgia Hospitalar e Saúde do EPSI-Pb. Diretor da SBPH gestão 2005-2007. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e Psicologia Hospitalar, atuando principalmente nos seguintes setores: formação hospitalar, supervisão clínica e hospitalar, docência e acompanhamento psicoterapêutico.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2219001278039884

Maria Ângela de Mello Cassundé Portella

Mestre em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Coordenadora e Professora do Curso de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Professora do Curso de Especialização em Psicopedagogia e Psicomotricidade Ralacional da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Psicóloga Clínica, Psicopedagoga Clínica e Psicóloga Escolar.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9268026060734278

Maria da Conceição de Oliveira Teixeira

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco(1987), especialização em Especialização em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco(1995) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco(2001). Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Psicólogo da Secretaria de Saude. Tem experiência na área de Psicologia. Atuando principalmente nos seguintes temas:Conhecimento Tácito, Supervisão, Conhecimento Explícito.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3735837632665723

Maria de Fátima Cristina Poças Amorim Casa Nova

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1984) e mestrado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2004). Especialista em Terapia de Grupo, Diagnóstico Psicológico e Psicodrama. Atualmente é professora nos Curso de Graduação e Pós - Graduação da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO, Faculdade para o Desenvolvimento de Pernambuco - FADEPE, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA/PE e Faculdade dos Guararapes - FG. Além de ter sido professora da Universidade Luterana do Brasil - ULBRA/RS de 1994 a 2004 Possui experiência na área de Psicologia, com ênfase em Papéis, Estruturas Sociais; Indivíduo; avaliação psicológica, atuando principalmente nos seguintes temas: grupos, ensino e aprendizagem, educação e violência social. Atua ainda como Psicóloga e Consultora Educacional.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4613041876167172

Maria de Fátima Mendonça Canedo

Possui graduação em Licenciatura e Formação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2004). Curso de Especialização em Metodologia do Ensino Superior na Facho (1999). Consultório Particular de Psicologia. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3042478100459450

Maria Emilia de Carvalho Lapa

Possui mestrado em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco (2001). Atualmente é professora e supervisora de Estágio Curricular Obrigatório em Psicologia Clínica e Coordenadora do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO AÇÕES INTERVENTIVAS EM PSICOLOGIA CLÍNICA (credenciado pelo Conselho Federal de Psicologia através da Abep) da FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS DE OLINDA. Professora de CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM INTERVENÇÕES CLÍNICAS NA ABORDAGEM PSICANALÍTICA, da FACULDADE FRASSINETE DO RECIFE. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Programas de Atendimento Comunitário. É psicanalista e membro do Centro de Estudos Freudianos do Recife, onde coordena grupos de estudos.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5969893035578212

Maria Mirtes Magalhães Viturino

Mestra em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. (Conclusão Janeiro/2017) Linha de Pesquisa: Família, Gênero e Interação Social, tendo concluído a pesquisa intitulada: "A Função do Avô na Família Monoparental Feminina". Especialista em Turismo pela Estácio de Sá - FIR. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Psicóloga Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO e Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente das disciplinas: Gestão de Pessoas e Psicologia Aplicada à Administração no Curso de Administração e Psicologia da Aprendizagem no Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Experiência como Docente no Senac, Sebrae e Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO no Curso de Turismo, lecionando a disciplina Meios de Hospedagem. Trabalhou na Seleção da Equipe do Hotel Ibis Recife Aeroporto. Experiência na área de Administração como Gerente Geral na Gestão de Empreendimentos Hoteleiros, com ênfase na Gestão de Pessoas, Reservas, Recepção, Governança, Alimentos & Bebidas e Eventos. Psicóloga Clínica. Orientação Profissional de Jovens e Reorientação de Carreiras de Adultos. Experiência na gestão de Pet Shop responsável pela implantação do desenho, análise e descrição de cargos; budget; cultura organizacional; identidade da marca; relacionamento com clientes; relacionamento com parceiros; plano de marketing.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1424651619907261

Maria Rivonete Souza de Morais

Possui graduação em Licenciatura em Psicologia e Formação de Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1995) e mestrado em Pós Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002). Atualmente é psicóloga clínica - Clínica de Psicologia e professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1486334321038804

Maria Stella Dunshee de Abranches

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1989), graduação em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1971), Especialização e Mestrado em Psicologia Clínica de base Fenomenológica Existencial pela Universidade Católica de Pernambuco ( 1993 e 2001) . Atualmente é supervisora de estágio na Clínica de Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6141443183554461

Maria Teresa de Melo Padilha

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1987) e especialização em Psicanálise e Materialismo Histórico pela Universidade Estadual de Maringá (1991) . Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Professor da Faculdade de Filosofia do Recife. Tem experiência na área de Psicologia , com ênfase em Psicologia Social. Atuando principalmente nos seguintes temas: discurso, ética, modernidade, pós-modernidade, desejo e castração.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0450383879706770

Mércia Aparecida Souza de Melo Silva

Possui graduação em Psicologia - Bacharelado/Licenciatura e Formação pela Universidade Católica de Pernambuco (1972). Atualmente é professora assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. atuando principalmente nos seguintes temas: Psicologia Clinica, Social, Dinâmica de Grupos e Relações Humanas


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5022006957734392

Mônica Vieira de Souza

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1983) , graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1989) , especialização em Especialização em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1996) , especialização em Especialização em Antropologia da Saúde pela Universidade Federal de Pernambuco (2005) e mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2008) . Atualmente é AOSD da Hospital Agamenon Magalhães. Tem experiência na área de Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: Conselho Tutelar.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3648045011172921

Priscila Maria Lapa

Doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (2016), possui graduação em Comunicação Social (Jornalismo) pela Universidade Federal de Pernambuco (2002) e mestrado em Ciência Política pela mesma universidade (2007). Professora na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO) e Analista Técnica no SEBRAE-PE, atuando na Unidade de Políticas Públicas. Tem experiência como coordenadora de curso de graduação e no ensino superior nos cursos de Direito, Administração, Ciências Contábeis e Comunicação Social . Na Pós-Graduação, já lecionou disciplinas como Metodologia da Ciência; Marketing e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: Eleições; Municípios; Processo Legislativo; Políticas Públicas.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1215329622937349

Renata Soriano de Souza Tavares

Possui graduação em licenciatura em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2004). Especialização em Literatura pela Faculdade Frassinetti do Recife- FAFIRE (2006). Mestre em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco(2010). Atua na área de Letras, principalmente nos seguintes temas: Literatura, Intersemiose, Van Gogh, Geraldino Brasil, Drummond, Artes, Paródia, Ironia e Sextinas.


Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1748422629242249

Roberto José da Silva

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1985), graduação em licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE), Professor assistente da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO) e Professor Assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO). Tem experiência na área de Filosofia, Ética, Educação e Psicologia com ênfase em FILOSOFIA GERAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Ética, Ontologia e Educação.


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Rosangela Vieira Dornelas Câmara Paes

Trabalha na área de Psicologia Clínica e Psicologia do Esporte, Mestra na área de Ciências da Religião pela UNICAP - PE, Professora do curso de Psicologia da FACHO-OLINDA/PE e FPS-RECIFE/PE. Coordenadora do curso de pós-graduação em Terapia Cognitiva-Comportamental da FACHO/OLINDA. Psicóloga Esportiva da Equipe de Basquete Feminino Uninassau. Psicóloga Esportiva da Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno/ Pernambuco.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Catolica de PE (2001); cursou a disciplina de Psicologia do Esporte na Escola Superior de Educação Física (2002), Pós-graduada em Treinamento Desportivo pela UniFMU no Estado de São Paulo (2003) e cursou a disciplina do Mestrado em Psicologia Clínica: Cultura e Subjetividade pela Universidade Católica de Pernambuco (2005). Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental na FAFIRE/PE (2013). Tem experiência na área Clínica e na área de Psicologia do Esporte realizando Intervenções Psicológicas em grupos e atendimentos individuais em atletas de alto rendimento. Desde 2001 é consultora na área de Psicologia do Esporte trabalhando em Associações Esportivas, Federações e Clubes no Estado de Pernambuco. Campeã da Liga de Basquete Feminina (LBF) 2012/2013 e vice campeã da LBF 2013/2014 e 2014/2015, fazendo parte da Equipe Multidisciplinar de basquete feminino do Sport Club do Recife como Psicóloga Esportiva.


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Tania Maria Toscano Brito

Tem experiência na área de Psicologia Clínica, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem. Supervisora de Estágio Curricular em Psicologia Clínica na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Atividade Docente no Projeto Recriar da Clínica Psicológica e Oficina Pedagógica, com atendimento a crianças com sintomas de dificuldades escolares. Há 25 anos. Experiência como Docente da Educação Infantil ao Ensino Superior e Psicóloga Escolar.


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Tathyane Gleice da Silva

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2007). Mestrado em Psicologia pela Universidade Federal de Pernambuco (2010). Psicóloga da Unidade Neonatal do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira - IMIP. Docente da Faculdade Pernambucana de Saúde - FPS e da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Consultora Nacional do Ministério da Saúde para o Método Canguru. Servidora da Prefeitura de Vitória de Santo Antão, atuando na Policlínica da Criança.


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Vera Lúcia Santiago de Lima

Possui graduação em PEDAGOGIA pela Universidade Federal de Pernambuco (1971) e pós-graduação lato sensu pela Faculdade de Filosofia do Recife em Planejamento e Administração Escolar. Atualmente é coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e professora titular desta Instituição. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação, currículo, aprendizagem, legislativo e institucional.


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Verônica Carrazzone Borges

Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Pernambuco UFPE (2004); graduada em Psicologia (1996), e em Educação Artística (1987), também pela UFPE; com especialização em Psicologia Escolar (1996) e Clínica Infantil (1998); Terapeuta Comunitária, pela UFCE (2005). Tem experiência na área de Psicologia clínica e escolar, consultora na área organizacional, atuações também em PSFs e na casa de detenção feminina do Recife como terapeuta comunitária e no hospital das clínicas atuou também com terapeuta comunitária voluntária na unidade de puericultura, atendendo adolescentes, familias e estudantes de medicina. Ministrou curso no Hospital das Clínicas sobre manejo, apoio e incentivo ao aleitamento materno para ACS. Pelo CISAM\UPE ministrou palestra interativa "cuidando de quem cuida" na seção de Educação Continuada. Atuando principalmente nos seguintes temas: aleitamento materno; relacionamento interpessoal; monitoria; estresse; sexualidade; liderança; prevenção às drogas; baixo rendimento escolar; rede de atenção e prevenção ao abuso e violência contra a criança e o adolescente; metodologia de organização social; autonomia e Reforma Agrária. Em Instituições de Ensino Superior lecionou na graduação as disciplinas de Psicologia para as turmas de Ciência da Computação, Administração e Direito, Gestão do Atendimento ao Cliente, Criatividade e Responsabilidade Social; na pós-graduação de Enfermagem do Trabalho, a disciplina Seminário de Integração; na pós-graduação de Turismo Rural, a disciplina Dinâmica Social das Comunidades Rurais; e na pós-graduação de Gestão de Pessoas, a disciplina Gestão de Conflito e Estratégias de Negociação. Exerceu também a Coordenadora do LAPE Laboratório de Apoio Pedagógico, da Faculdade dos Guararapes. Na UFPE participou do Projeto do MEC, Conexão de Saberes. Ainda na área de Educação, atuou também como professora de arte-educação da 1ª a 8ª séries e coordenou o setor de psicologia. No legislativo Municipal atua na Primeira Secretaria da Câmara e desenvolve projetos comunitários. Como consultora, participou do Projeto para fortalecimento da Rede Integrada de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Camaragibe (financiado pelo BNDES), e no Ministério de Desenvolvimento Agrário foi responsável pelo gerenciamento das Ações da Reforma Agrária em Pernambuco, atuando também como pesquisadora na área de Metodologia de Organização Social. Como psicóloga clínica, atuou como Psicoterapeuta e Ludoterapeuta, desenvolvendo um trabalho integrado com diversos profissionais da área de saúde. Atualmente é conselheira do CRP 02 gestão 2010-2013; vice-presidente da ONG Espaço Família e; segunda secretária da Associação Brasileira do Ensino da Psicologia - ABEP.


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Verônica Maria Alves de Carvalho Belfort

Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1984), especialização em Metodologia do Ensino Superior pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1999) e especialização em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (2002) . Atualmente é contrato professor horista da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda.


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Viviane da Silva Gomes

Doutora em Linguística pela Universidade Federa da Paraíba, Mestre em teoria Literária pela UFPE, especializada em Literatura Brasileira e Graduada em Letras pela UNICAP.


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Viviane Villarouco de Andrade Henrique

GRADUADA em Ciências Biológicas (FAFIRE), ESPECIALISTA em Morfologia (UFPE) e MESTRE em Ensino das Ciências (UFRPE). Atualmente é Docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), com atuação em programas de Ensino a Distancia (UFPE/CEAD/MEC), Leciona em programa de pós-graduação da Faculdade Frassinetti do Recife, atuando com funçãoTécnico-pedagógico na Diretoria Geral de Tecnologia na Educação e Cidadania (DGTEC/SEEL/Prefeitura do Recife).


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Wesler Cavalcanti Silvério da Rocha

Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia do Recife (2004). Possui especialização em Linguística aplicada ao ensino de Língua Espanhola e em Leitura, Produção e Avaliação de Textos (UFPE). Atualmente é professor da Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão, Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Professor de Língua Inglesa do Colégio Militar do Recife. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Ensino de Línguas (Espanhol & Inglês) e em Leitura, Produção e avaliação de textos.


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Zirlana Menezes Teixeira

Possui graduação em Filosofia pela Universidade Católica de Pernambuco (2009), graduação em Formação de Psicologo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1987), graduação em Lic Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e mestrado em Comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco (2003). Atualmente é professor adjunto da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda na orientação de trabalhos de conclusão de curso, supervisão de estágio em Psicologia Organizacional e docência das disciplinas Psicologia Organizacional, Fundamentos do Humanismo, Fenomenologia e Existencialismo e Fundamentos Filosóficos da Educação. É professora convidada dos cursos de pós-graduação em Gestão de Pessoas na Faculdade de Filosofia de Caruaru e pós-graduação em Psicologia Organizacional. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia do Trabalho e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: organização de trabalho, desenvolvimento humano, saúde mental, adoecimento no trabalho e andragogia.


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Como permanecer calmo sob pressão

Administradores - 24/08/2015

Erros e pressão são inevitáveis; o segredo de vencer ambos é permanecer calmo e um novo estudo da Harvard mostra que a maioria de nós tentamos ficar calmos da maneira errada.

Muitos de nós passamos por aquele momento em que percebemos que um grande erro foi cometido. Pode ter sido um erro de digitação que derrubou todo um relatório, ou então você esqueceu de anotar o horário de uma importante reunião. Os detalhes são diferentes para todos, mas em algum ponto, cada um de nós sentiu a chegada de uma tsunami de medo e pânico.

Erros e pressão são inevitáveis; o segredo para vencer ambos é permanecer calmo.

Um novo estudo da Harvard mostra que a maioria de nós tentamos ficar calmos da maneira errada. Pessoas que abraçam o desafio de uma crise - ultrapassar a dificuldade as anima - se saem muito melhor do que aquelas que se forçam a permanecerem calmas.

"As pessoas têm um enorme impulso de que tentar ficar calmo é a melhor maneira de lidar com ansiedade, mas isso pode ser não só difícil, mas inefetivo", disse o responsável pelo estudo, Allison Wood Brook. "Quando as pessoas se sentem ansiosas e tentam se acalmar, elas estão pensando no que poderia dar errado. Quando elas ficam animadas, elas estão pensando nas coisas que podem dar certo".

Permanecer composto, focado e efetivo sob pressão é algo mental. Aqueles que dominam uma crise, são capazes de canalizar suas emoções para o comportamento que desejam. Em outras palavras, elas transformam ansiedade em energia.

E isso não acontece se você não se apegar à lógica. Sim, cometer um erro é constrangedor. Seu chefe pode gritar com você e o erro pode até entrar no próximo relatório sobre você, mas, provavelmente, não vai te fazer ser demitido, perder sua casa, morar no seu carro ou qualquer outra catástrofe que possa pensar para alimentar a ansiedade e te afastar do foco real.

Se você tem dificuldade em colocar as coisas em perspectiva, apenas pergunte-se as seguintes questões: qual a pior coisa que pode acontecer como resultado disso? Isso vai importar em cinco anos? Suas respostas devem te levar a um pensamento cataclísmico. Você provavelmente perceberá que o pânico é motivado por antecipação de passar vergonha em público mais que qualquer outra coisa. E assim que superar isso, é possível construir confiança recolhendo os cacos da bagunça e realmente tentando fazer as coisas melhores.

Para colocar as coisas em perspectiva, pense nas situações que foram piores que a que você se encontra agora. É bem provável que existam pessoas na sua empresa cometeram erros graves e ainda estão lá, bem. Esses erros lendários geralmente têm pouco efeito em longo prazo em bons empregados. Lembre-se sempre: "Tem mais para mim do que essa situação. Um erro não vai me definir".

Depois, você precisa reconhecer que as pessoas são menos focadas em você do que imagina. É fácil pensar que se é o centro do turbilhão. Você está envergonhado e preocupado com seu emprego. Quanto mais você se sente julgado por outros, mas intensa se torna sua ansiedade. Mas seu chefe, e todos seus colegas, vão passar bem menos tempo se preocupando com você do que tentando melhorar uma situação difícil, que é o que você deveria estar tentando fazer! É necessário perceber que eles não terão muito tempo para pensar nisso até depois de a poeira ter baixado, e até lá, você terá feito parte da solução.

Agora é a hora de expandir a lógica. Nada ajuda a manter o foco durante uma crise do que o pensamento lógico. Assim que você se preveniu do pânico, é hora de perguntar a si mesmo as questões importantes: o que realmente aconteceu? Quais as possíveis repercussões? Ainda existe tempo de evitar essas repercussões? Se sim, como? Quem precisa estar envolvido? Se for tarde demais para evitá-las, o que pode ser feito para diminuir o dano? Mas não deixe sua mente ficar pensando em autoacusações ridículas.

Finalmente, aja. Depois de descobrir os fatos e quebrar a cabeça, é hora de tomar as rédeas da situação. Trabalhar duro para tentar limpar a sujeira só vai dar mais força ao seu sentimento de pavor; depositar sua energia em tentar fazer as coisas melhores não só vai te dar mais forças, como também vai te ajudar a se distrair de qualquer sensação de ansiedade. Lembre-se, estar animado pelos desafios de voltar das cinzas irá melhorar sua performance drasticamente.

Para manter as coisas funcionando, não seja tão duro com você. Ninguém é perfeito. Até as pessoas mais bem sucedidas cometem grandes erros. A primeira empresa de Henry Ford faliu em 18 meses, Oprah Winfrey teve que ouvir que não servia para televisão e Walt Disney foi demitido da Kansas City Star por falta de criatividade. Se por para baixo pode ser tentador, mas não leva a lugar algum e com certeza não te fará mais calmo. No lugar disso, mantenha sua energia focada no futuro e nas coisas que você quer mudar.

Juntando tudo

A habilidade de gerenciar suas emoções e permanecer calmo sob pressão está diretamente ligada à sua performance. Em uma pesquisa da TalentSmart com mais de um milhão de pessoas, foi descoberto que 90% dos melhores funcionários são ótimos em controlar suas emoções em tempos de estresse, assim, permanecendo calmos e no controle.

Ninguém gosta de cometer erros. Mas não importa quão grande o erro é, sucumbir ao pânico não irá ajudar. Deixar os pensamentos ruins assumirem diminuem sua habilidade de tomar boas decisões e de seguir em frente de forma efetiva. Ao invés disso, use essas estratégias para permanecer calmo e assim pensar sobre a situação, desenvolver um plano e se ocupar em fazer as coisas da maneira correta, para assim, continuar.

Revistas e Artigos




Contribuições da Psicanalise a uma Leitura do Mal-Estar na Educação

Ana Cristina Alcoforado Fonsêca, Jaileila de Araújo Santos - Travessia 2010

Este trabalho traz contribuições da psicanálise, propondo uma leitura do mal-estar na educação e suas implicações na função do professor. A partir de um percurso pelas raízes culturais, econômicas e políticas deste quadro, destaca como principais fatores a crise da autoridade e a quebra do pacto civilizatório. Para compreender os fatores econômicos e políticos, procedeu-se a um breve resgate histórico da constituição da profissão docente e da organização do Ensino Fundamental no país.

Interdisciplinaridade no Ensino Superior

Maria Ângela Cassundé, Mônica de Oliveira Osório - Travessia 2010

Este artigo tem por objetivo analisar a interdisciplinaridade no ensino superior, a partir de reflexões sobre curso de graduação em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Para tal reflexão, faz-se necessário abordar o conceito de interdisciplinaridade e destacar a sua importância para formação do psicólogo e para sua inserção no mercado de trabalho.

Psicologia Analítica e Física Quântica Interagindo Psique e Matéria na Nova Ciência

Mércia Melo Silva - Travessia 2010

O presente artigo se propõe a divulgar e a colaborar no entendimento do paradigma da nova ciência, o qual ainda não foi claramente assimilado pela consciência coletiva e se forma a partir das descobertas da física quântica e dos conceitos de inconsciente coletivo e dos arquétipos, estudados pela psicologia analítica de Carl Gustav Jung.

Primórdios da Psicologia em Pernambuco

Adailson Medeiros - Travessia 2010

O objetivo do presente trabalho é resgatar e relatar parte da história dos primórdios da Psicologia em Pernambuco. Este artigo, com pequenas modificações, corresponde a uma palestra feita pelo autor em data de 11 de agosto de 2010, na abertura do Encontro da Psicologia em Pernambuco – Ciência e Profissão, “Discutindo Referenciais na Diversidade da Prática” promovido pelo Conselho Regional de Psicologia – 2ª Região.

Jung e Reich - Integrando as Psicologias

Mércia Melo Silva - Travessia 2009

Pode haver momentos nos quais o que mais se necessita é não tanto uma nova descoberta ou uma nova ideia, mas um novo ponto de vista, um leve reajuste em nossa maneira de olhar para as coisas e ideias, nas quais a atenção já está fixada

A Mulher e a Maternidade - Reflexões do Pré-Parto ao Parto

Marcos Antonio de Andrade Nunes, Luciana Nascimento de Albuquerque - Travessia 2009

A maternidade repercute na subjetividade e na rotina de vida da mulher e de todo o contexto familiar. O investimento do afeto na gravidez e no bebê, irá se refletir no momento do parto. Este estudo teve o objetivo de analisar os sentimentos das parturientes primíparas e multíparas que surgem durante o trabalho de pré-parto e parto, tendo como referência teórica a perspectiva pós-estruturalista. Pelo perfil traçado, evidencia-se a necessidade de escuta psicológica no pré-parto e parto para facilitar o trabalho de expectação, favorecendo a preservação da saúde da mãe e do bebê.

Pensar e Questionar: A Construção do Saber e Fazer do Psicólogo Clínico

Shirley Macêdo, Wedna Galindo - Travessia 2009

Neste artigo, as autoras buscam refletir sobre a construção do saber e do fazer autônomos do psicólogo clínico a partir do pensar e questionar sobre a multiplicidade de conhecimentos que caracterizam a ciência da Psicologia. Inicialmente, elaboram uma breve menção à história do pensar a partir dos principais pensadores da filosofia, até chegarem à construção do pensamento do psicólogo clínico, caracterizado, entre outros, pela constante reflexão sobre a verdade do conhecimento. Concluem que a construção epistêmica do psicólogo clínico passa, necessariamente, por um processo de desvelamento, em que ele conserva o que aprendeu e lhe parece aplicável ao seu cotidiano, mas se abre a novas possibilidades, quando tenta criar formas de pensar e proceder diante de seu objeto de estudo.

Aprender a Conviver: Uma Reflexão Sobre a Educação com base em Valores Humanos Universais para Favorecer a Saúde Mental no Trabalho

Shirley Macêdo Vieira de Melo - Travessia 2008

Este artigo é resultante de reflexões da autora a partir de uma palestra proferida numa empresa do setor de editoração de livros didáticos, na sua Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho, ocorrida no final do mês de maio de 2008. Apresenta os parâmetros educacionais lançados pela UNESCO, pautando as idéias na possibilidade do ser humano manter com o outro uma relação onde a expressão mútua da subjetividade no trabalho seja guiada a partir de valores humanos universais -: amor, paz, não-violência, solidariedade, ética e verdade - a fim de ampliar as possibilidades de saúde mental.

Autismo, Corpo e Linguagem

Severina Sílvia Ferreira - Travessia 2008

O autismo continua se constituindo num enigma para as diversas especialidades. Acreditamos que é exatamente o caráter enigmático de sua etiologia, bem como a natureza e variedade dos sintomas, e, sobretudo, o que ele apresenta de mais provocador, ou seja, a recusa do outro em suas tentativas de aproximação e comunicação, que fazem do autismo o objeto de interesse de distintos profissionais: do médico – seja o anatomista, o pediatra, o neurologista, o psiquiatra -, do lingüista, do fonoaudiólogo, do psicólogo, do psicanalista, do professor, etc., todos ávidos por compreenderem, a partir de sua área de formação, as causas da patologia, e, conseqüentemente, os possíveis modos de tratamento ou prevenção.

Constituições Refletem o Cotidiano Social

Helena Ribeiro - Travessia 2008

Este artigo traz um breve estudo sobre a presença da família nas constituições pátrias, a partir da pesquisa de cada uma delas, oportunizando a análise da evolução deste grupo social, tendo em vista que os textos legais refletem a sociedade de cada época.

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