Informações Gerais
Sobre o curso de Pedagogia
A pedagogia é o estudo teórico e prático das questões da educação, a qual é concebida como um processo de desenvolvimento integral que visa humanizar, personalizar, libertar e socializar o homem.
Hoje a educação é reconhecida como CAPITAL HUMANO, portanto, ferramenta decisiva para o crescimento econômico.
Nesse contexto valorativo educacional, desponta o pedagogo, que operacionaliza o processo educativo, como um direito de todos e um dever da família e do Estado.
Curso de Graduação em Pedagogia - Licenciatura
A contemporaneidade acena para a necessidade de um curso que possibilite a construção de conhecimentos, habilidades e valores, em interação com a realidade e articulando a teoria à prática.
Possibilidade de atuação do Pedagogo
- Docência na Educação Especial.
- Docência no Normal Médio
- Cursos de Educação Profissional
- Docência na Educação de Jovens e Adultos.
- Docência na Educação Infantil
- Docência nos anos iniciais do Ensino Fundamental
- Coordenação Pedagógica
- Gestão Escolar
- Secretaria Escolar
- Pesquisa Educacional
Estrutura Curricular
O curso de Pedagogia da FACHO está estruturado em três núcleos de ensino.
I - Núcleo de Estudos Básicos com 2.800 horas de atividades formativas.
II - Núcleo de Aprofundamento e Diversificação de Estudos com 300h de Estágio Supervisionado.
III - Núcleo de Estudos Integradores com 100 horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas.
A carga horária total do curso é de 3.560 horas com duração de oito período letivos, equivalentes a quatro anos.
Coordenação do Curso
Coordenadora: Prof. Me. Jesica Barbosa Dantas.
fale com a coordenação do curso: coordenacaopedagogia@facho.br
Vagas e turnos
O curso de pedagogia funciona pela manhã e à noite. São 120 vagas anuais, 60 para o primeiro semestre e 60 para o segundo semestre.
Perfil de Egresso
Conheça o perfil do aluno egresso
Hoje há uma nova cultura profissional em relação às funções de professor, pois estas não se restringem exclusivamente à docência e sim a um universo mais amplo de ações. Tais ações se traduzem na capacidade para interpretar a relação entre a educação e o contexto social, compreender a prática pedagógica como produção histórica, construir e reconstruir o saber – fazer pedagógico a partir das necessidades e desafios que o processo ensino-aprendizagem coloca enquanto prática social. O Curso de Pedagogia trata do campo teórico-investigativo da educação, do ensino, das aprendizagens e do trabalho pedagógico que se realiza na práxis social.
Desse ponto de vista, o perfil do graduado em Pedagogia, deve contemplar consistente formação teórica, envolvendo diversidade de conhecimentos e de práticas que se articulam ao longo do curso.
O delineamento do perfil do profissional / professor, licenciado no Curso de Pedagogia da FACHO, resulta da abrangência do seu campo de atuação e serve de referência básica para a definição das competências necessárias ao exercício da profissão. Por conseguinte o egresso do Curso de Pedagogia da FACHO, deverá estar apto para apresentar as seguintes características:
1. Ter uma sólida formação de conteúdos na sua área específica.
2. Compreender o processo de construção e apropriação do conhecimento numa visão contextualizada, a fim de orientar, coordenar e avaliar o processo ensino aprendizagem, na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
3. Assumir uma relação pedagógica comunicacional e interativa com o aluno, compreendendo e lidando com as diferenças individuais no interior da diversidade cultural cotidiana.
4. Atuar com ética e compromisso com vistas à construção de uma sociedade justa, equânime, igualitária;
5. Trabalhar em espaços escolares e não escolares, na produção da aprendizagem de sujeitos em diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo.
6. Demonstrar consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, raciais, classes sociais e religiões.
7. Participar da elaboração, desenvolvimento e avaliação de propostas pedagógicas e organizacionais da instituição escolar e também não escolares.
8. Articular as teorias pedagógicas e curriculares no processo ação – reflexão – ação, envolvendo a docência.
9. Analisar situações educativas e de ensino e realizar pesquisa, de modo a produzir conhecimentos teóricos e práticos nas áreas científica e pedagógica
10. Elaborar e executar projetos para desenvolver conteúdos curriculares.
11. Desenvolver hábitos de colaboração e trabalho em equipe favorecendo o diálogo.
12. Promover e facilitar relações de cooperação entre a instituição educativa, a família e a comunidade.
13. Articular e integrar saberes e processos investigativos nos diversos campos do conhecimento, visando à formação do cidadão, voltada para a superação de exclusão sociais, ético-raciais, econômicas, religiosas e políticas.
14. Incorporar tecnologias de informação e comunicação ao planejamento e às práticas educativas.
15. Gerir seu próprio processo de formação continuada.
Corpo Docente
Adilson de Castro Chaves
Possui graduação em Engenharia pela Universidade Federal de Pernambuco (1982), graduação em licenciatura em química pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1979), Especialização em metodologia do ensino superior pela fundação do ensino superior de Olinda, Especialização em ensino de química pela universidade estadual do ceará e Doutorado em Engenharia Química ( Biotecnologia) pela Universidade Técnica de Lisboa (2000). Atualmente é Professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(FACHO) com as disciplinas de Matemática Financeira e Gestão Financeira. Professor adjunto da Universidade de Pernambuco(UPE) com as disciplinas de Bioquímica, Microbiologia, Biossegurança e Biofísica. Avaliador de curso e institucional do INEP / MEC e Professor do banco de dados do INEP para elaboração das questões do ENADE. Possui vivência em coordenação de Concursos Públicos atuando como coordenador Pedagógico da SISMETA. É membro do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (SUSTENTE). Tem experiência na área de Biotecnologia, com ênfase em Bioquímica, Biofísica, Microbiologia, Biossegurança, Matemática, Metodologia Científica, Metodologia da Pesquisa e Seminários de Monografia. Atuando principalmente nos seguintes temas: Schistosoma mansoni, Purificação de Proteínas de interesse Imunológico, Ecologia de Sistemas Marinhos, Proteínas Recombinantes e em Educação no Ensino de: Química, Bioquímica, Matemática Básica, Matemática Financeira, Estatística, Administração Financeira, Biofísica, Microbiologia, Ecologia, Metodologia da Pesquisa, Metodologia Científica e Orientação de trabalho Científico.
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/8843413391780278
Ana Maria Maranhão Porto da Silveira
Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Frassinetti do Recife (1981), mestrado em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2005) e doutorado em Ciência da Educação pela Universidade Autônoma de Assunção (2008). Atualmente é professor , assessor , consultor e diretora da Faculdade Santa Fé, serviço prestado da Escola Superior de Magistratura de Pernambuco e professor titular da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Sistemas Educacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: concepções educacionais, aprendizagem, educação, competëncia e educador.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3289841250326832
Áurea Maria Costa Rocha
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação de Educação da UFPE, na linha de pesquisa de Formação de Professores e Práticas Pedagógicas, possui mestrado em Formação de Professores pelo Programa de Pós-graduação em Educação da UFPE. Atualmente é Técnica de Assuntos Educacionais na Gerência de Políticas Educacionais do Ensino Médio na Secretária Executiva de Desenvolvimento da Educação do Estado de Pernambuco. Pesquisa em Docência Universitária, Saberes Docentes, Identidade e Profissionalidade Docente
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3583616825908163
Claudia Rejane Lemos
Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000); Título de especialista em linguagem pelo Conselho Federal de Fonoaudiologia (2004). Título de especialista em Psicologia Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1996). Graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1994). Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Católica de Pernambuco (1988). Em docência desde 1997. Atual docente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e coordenadora do Núcleo de Acessibilidade e Inclusão da Facho, NAIF. Experiência em clínica fonoaudiológica desde 1989 e em clínica psicológica desde 1995, ambas em consultório particular. Atualmente é conselheira efetiva do Conselho Regional de Fonoaudiologia 4ª Região, gestão 2016 a 2019. Interesse nos temas: linguagem, autismo, psicanálise e educação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/1356456467713305
Edite Vieira de Melo Silva
Possui graduação em licenciatura em matemática pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (1997) , especialização em Educação Matemática - Faculdades Integradas da Vitória de Santo Antão (1999) e mestrado em Biometria - Estatística Aplicada, UFRPE (2002). Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Ciência Humanas de Olinda (FACHO), da Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino (SOPECE), atuando como professora Formadora nos cursos a distância do IFPE.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/3363352155978039
Frederico José Machado da Silva
Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2015), atualmente é professor Titular e Coordenador do Curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (FACHO), professor colaborador do Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Também atua como professor Colaborador da Pós-Graduação em Literatura Brasileira da Faculdade Frassinetti do Recife (FAFIRE). Possui graduação em Licenciatura Dupla em Letras Inglês Português pela Faculdade Frassinetti do Recife (2006) e mestrado em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco (2009). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, Literatura, Língua Portuguesa e literatura e ensino. Atua principalmente nos seguintes temas: teatro brasileiro do século XIX, romantismo brasileiro, cultura, realismo brasileiro, realismo mágico, e literatura latino-americana.
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/4677068057535979
Jesica Barbosa Dantas
É Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco, possui Especialização em Gestão Educacional pela Universidade Católica de Pernambuco (2008), Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006). Atuou como Gerente de Unidade de Educação Profissional em Vitória de Santo Antão pelo Senac-PE, como Gerente de Desenvolvimento de Produtos da Diretoria de Desenvolvimento Educacional do Senac-PE liderando as equipes técnicas de Projetos e Eixos Tecnológicos. Anteriormente integrou a equipe técnica como Analista de Educação Profissional nos eixos Tecnológicos Informação e Comunicação e Desenvolvimento Educacional e Social e a equipe de Projetos Especiais. Já atuou como professora dos anos iniciais com crianças e com jovens e adultos. Já atuou como Tutora Online em cursos de Graduação pela UFRPE e IFPE. Integrou a Equipe Técnica de Avaliação e Monitoramento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens - PROJOVEM. Possui publicações na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: educação matemática, anos iniciais, formação de professores, sequência didática, alfabetização de jovens e adultos e língua portuguesa.
E-mail: http://lattes.cnpq.br/7055215560998905
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7055215560998905
Joelma Gomes dos Santos
Doutora (2014) e Mestra (2009) em Letras, na área de concentração Teoria da Literatura, pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. É Licenciada em Letras, com habilitação nas línguas portuguesa e inglesa (2006) e suas respectivas literaturas. Tem experiência como Docente no Ensino Superior, nos níveis de graduação e pós-graduação (Especialização). Desenvolve pesquisas cujos principais focos de interesse são Teoria da Literatura, O Discurso Literário, as Literaturas Africanas de língua portuguesa, Romance Angolano, Narrativas de ficção, a curta ficção de José Luandino Vieira, a poesia angolana e a construção da identidade nacional. É revisora dos conteúdos inéditos dos escritores da União dos Escritores Angolanos - UEA. É Pesquisadora Associada 1 do Instituto de Estudos da África - IEAF - UFPE. É membro fundadora da AFROLIC - Associação Internacional de Estudos Literários e Culturais Africanos. É membro do Conselho editorial e Editora das revistas acadêmicas da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO: Travessia e Com Texto. É Professora Titular da Disciplina Literaturas Africanas de Língua Portuguesa. Coordena o curso de Especialização em Língua Portuguesa e Ensino, na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. A dissertação de mestrado de sua autoria, intitulada "O narratário: um estudo de seu papel na construção de 'João Vêncio: os seus amores', de José Luandino Vieira", foi publicada em 2009, sob o selo da União dos Escritores Angolanos - UEA, em Angola.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/9883545124746376
José Valdenito Feijó de Melo
Possui graduação em Curso Superior de Teologia para Padre pelo Instituto de Teologia do Recife (1979), graduação em Licenciatura Plena em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986) e graduação em Formação do Psicólogo pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda (1986). Atualmente é professor da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO, Diretor da Escola Professor Cândido Pessoa do Governo do Estado de Pernambuco. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase na pessoa Humana (adolescente e adulto) e em Educação. Outrossim grande experiência na área Religiosa. Acadêmico do Curso de Direito pela Faculdade de Olinda - FOCCA. Doutorando em Psicanálise na Educação e Saúde - Doutorado Livre pela UNIDERC/FUNESO.
Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4462629A0
Letícia Rameh Barbosa
Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Pernambuco (1972), mestrado em Psicologia Social e da Personalidade pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2001) e doutorado em Educação Popular pela Universidade Federal da Paraíba (2007). Atualmente professora titular da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda e Faculdade de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos e História da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, Educação de Jovens e Adultos, alfabetização, ensino, movimento de cultura popular e educação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6799927161912067
Maria de Fátima de Carvalho Falcão
Possui graduação em Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (1975) e mestrado em Direito pela Universidade Federal de Pernambuco (1978). Atualmente é professor adjunto IV da Universidade Católica de Pernambuco, professora Titular da Focca - Faculdade de Olinda, professor assistente da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda-FACHO. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Processual Penal, Direito Penal e Direito Educacional atuando principalmente nos seguintes temas: violência, prova, aborto, anencefalia e crimes hediondos, Lei do Tóxico, Bullyng e na área de Sociologia aplicada à educação e à saúde
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7551481533379081
Maria Mirtes Magalhães Viturino
Mestra em Psicologia Clínica pela Universidade Católica de Pernambuco. Linha de Pesquisa: Família, Gênero e Interação Social. Pesquisa intitulada: "A Função do Avô na Família Monoparental Feminina". Aluna Especial do Doutorado em Educação da Universidade Federal de Pernambuco na disciplina Pesquisa em Política Educacional Planejamento e Gestão da Educação; Especialista em Turismo pela Estácio de Sá - FIR. Especialista em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Psicóloga Clínica pela Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO e Licenciatura em Letras - Português e Inglês pela Universidade Federal de Pernambuco. Docente das disciplinas: Gestão de Pessoas; Psicologia Aplicada à Administração; Coaching e Liderança no Curso de Administração. Disciplina: Psicologia da Aprendizagem no Curso de Pedagogia; Disciplinas: Teoria e Técnica de Intervenções Breves; Processos Psicológicos Básicos; História da Psicologia; Psicologia Evolutiva; Ética e Relações Humanas: Cuidando do Cuidador no Curso de Psicologia na Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO. Docente no Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional da Faculdade Esuda. Atuação como Coach Emocional e de Carreira, formada pelo Instituto Augusto Cury. Hipnoterapeuta Clínica pelo Instituto Antônio Costa de Hipnoterapia Clínica. Palestrante e Consultora na área de desenvolvimento de pessoas na Académie Accor - Universidade de Serviços, ministrando treinamento nos hotéis Gran Mercure, Mercure, Novotel e Ibis. Experiência como Docente no Senac, Sebrae e Faculdade de Ciências Humanas de Olinda - FACHO no Curso de Turismo, lecionando a disciplina Meios de Hospedagem. Trabalhou na Seleção da Equipe do Hotel Ibis Recife Aeroporto. Experiência na área de Administração como Gerente Geral na Gestão de Empreendimentos Hoteleiros, com ênfase na Gestão de Pessoas, Reservas, Recepção, Governança, Alimentos & Bebidas e Eventos. Psicóloga Clínica. Orientação Profissional de Jovens e Reorientação de Carreiras de Adultos. Experiência na gestão de Pet Shop responsável pela implantação da cultura e clima organizacional, implantação do desenho, análise e descrição de cargos; budget; cultura organizacional; identidade da marca; relacionamento com clientes; relacionamento com parceiros; plano de marketing.
Currículo Lattes: http:// http://lattes.cnpq.br/1424651619907261
Norma Pinheiro de Vasconcellos
Professora aposentada do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco desde 1994. Possui mestrado em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (1986). Atualmente é parcial da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda. , atuando principalmente como professora da graduação em Pedagogia e Enfermagem. Em Pedagogia nas disciplinas: Planejamento Educacional, Políticas Públicas de Educação, Fundamentos da Educação de Jovens e Adultos, .Em Enfermagem como professora da disciplina Cultura Religiosa e Formação Humana. Atua como professora de Metodologia da Pesquisa nos Cursos de Especialização em Psicopedagogia e Especialização em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica. Coordena a Pós Graduação Lato sensu. Integra a Comissão Própria de Avaliação-CPA da FACULDADE desde 2006.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8844803738136872
Roberto José da Silva
Possui graduação em Psicologia pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (1985), graduação em licenciatura em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (1997) e mestrado em Filosofia pela Universidade Federal de Pernambuco (2002). Atualmente é Professor Assistente da Universidade de Pernambuco (UPE). Professor Assistente da Faculdade de Ciências Humanas (FACHO) e Professor Assistente da Universidade Salgado de Oliveira (UNIVERSO). Tem experiência na área de Filosofia, Ética, Educação e Psicologia com ênfase em FILOSOFIA GERAL, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Ética, Psicologia e Educação.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/2782356204470622
Rosangela Vieira Dornelas Câmara Paes
Escritora.Trabalha na área de Psicologia Clínica e Psicologia do Esporte, Diretora da Empresa RD SPORTS/ Assessoria Esportiva-Recife/PE. Professora do Curso de Psicologia da FACHO-OLINDA/PE e FPS-RECIFE/PE. Professora do Curso de Pós-graduação em Fisioterapia Esportiva pela FACOTTUR. Coordenadora do curso de pós-graduação em Terapia Cognitiva-Comportamental da FACHO/OLINDA. Psicóloga Esportiva da RD SPORTS/Recife-PE. Psicóloga Esportiva da CBPM - Confederação Brasileira de Pentatlo Moderno/ Pernambuco.Possui graduação em Psicologia pela Universidade Catolica de PE (2001); cursou a disciplina de Psicologia do Esporte na Escola Superior de Educação Física (2002), Pós-graduada em Treinamento Desportivo pela UniFMU no Estado de São Paulo (2003) e cursou a disciplina do Mestrado em Psicologia Clínica: Cultura e Subjetividade pela Universidade Católica de Pernambuco (2005). Mestra na área de Ciências da Religião pela UNICAP - PE (2011). Pós-graduação em Terapia Cognitivo-Comportamental na FAFIRE/PE (2013). Tem experiência na área Clínica e na área da Psicologia Esportiva, realizando Intervenções Psicológicas em grupos e atendimentos individuais em atletas de alto rendimento e não atletas. Desde 2001 é consultora na área de Psicologia do Esporte trabalhando em Associações Esportivas, Federações e Clubes no Estado de Pernambuco. Campeã da Liga de Basquete Feminina (LBF) 2012/2013 e Vice Campeã da LBF 2013/2014, 2014/2015 e 2016/2017, fazendo parte da Equipe Multidisciplinar de basquete feminino do Sport Club do Recife, Clube América Recife e Uninassau Recife, como Psicóloga Esportiva.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6442161984494484
Suelany Christtiny Ribeiro Mascena
É doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal de Pernambuco, mestre em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba e graduada em Letras- Inglês pela Fundação de Ensino Superior de Olinda( (FUNESO). Atualmente é Professora do curso de Letras da Faculdade de Ciências Humanas de Olinda(FACHO), PE. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literaturas africanas em língua portuguesa, atuando nos seguintes temas: literatura infantojuvenil, memória, tradição, oralidade e estudos pós-coloniais. É autora do livro infantil " Os cachinhos de Cecília", é apaixonada por estórias e brincriações vocabulares que perpassam o imaginário brasileiro e o além-mar.
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/5194660366821010
Notícias
Inclusão escolar: por uma pedagogia em benefício da diferença
Jdia - 09/09/2015
Ter acesso à educação é um direito de todos. Na Constituição Federal, no que diz respeito aos Direitos Sociais, é garantido o acesso à educação a qualquer cidadão brasileiro. Neste sentido, criou-se um debate em torno da inserção de deficientes no ambiente escolar, já que a educação inclusiva não é totalmente efetiva nas redes de ensino.
O debate atinge os direitos à igualdade, isto é, que os alunos não sejam rotulados pelos seus desempenhos, sejam eles repetentes, bem sucedidos, normais, especiais, com facilidade de aprendizado ou não. Eles têm que se sentir integrados e parte integrante do processo escolar, ao passo em que as capacidades individuais sejam respeitadas e trabalhadas com cautela.
A inclusão abrange questões subentendidas, mas que precisam ser evidenciadas de maneira mais clara para que o exercício em cima das dificuldades sejam eficazes, como é o caso da identidade e da diferença. Pelo fato de que a inclusão implica, no contexto pedagógico, em considerar a diferença dos alunos, em um processo educacional uniformizado, é preciso conhecer o aluno, saber do que precisa, para que ele não seja taxado como uma pessoa qualquer pertencente a um grupo de “alunos comuns”.
Exige, no entanto, um preparo especial da estrutura da escola, para que ela esteja apta a receber pessoas com deficiência. Além disso, a capacitação dos professores e equipe pedagógica é indispensável, porque se pensarmos na formação acadêmica desses profissionais, nos depararemos com uma barreira nesse assunto. Os pedagogos, em geral, são formados para atenderem alunos normais, deixando de lado o fato de existirem diferenças.
Logo, quando se deparam com situações em que têm que lidar com alguém que possua um déficit de aprendizado ou de locomoção, estando impossibilitado de se encaixar em um projeto educacional destinado para aqueles que possuem todas as habilidades, as dificuldades começam a ser evidenciadas.
A Universidade Federal do Amapá, como meio formador procurar levar aos acadêmicos de Pedagogia o conhecimento sobre a diferença. Na matriz curricular do curso encontra-se uma disciplina voltada para essas questões, como compreender as características do indivíduo com necessidades especiais, estabelecer diferenças entre os vários tipos de deficiência, esclarecer o papel da família, da escola e da sociedade no processo de inclusão.
Além disso, a formação evidencia mostrar o verdadeiro significado das barreiras sociais, psicológicas e físicas na construção da identidade da pessoa com necessidades especiais, conhecer a realidade a que é submetido o aluno com necessidades na classe regular e nas classes especiais. Como embasamento aprende-se sobre os transtornos dos déficits de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e cognitivo, distúrbios de aprendizagem, atendimento educacional especializado para pessoas com deficiência auditiva, visual, física, intelectual, múltiplas e altas habilidades.
Educar para pessoas com deficiência exige competência, uma vez que é necessário que os que atuam em escolas “normais” tenham a aptidão de entender qual é a proposta da inclusão e realizá-la com qualidade. A inclusão deve ser refletida como prática pedagógica para não cometer o erro de excluir aqueles que devem ser incluídos, nem tentar tratar todos como se fossem iguais, porque na verdade não são. Do contrário, isso descaracterizaria o que é singular de cada um.